Levar o conceito de moda circular aos quatro cantos do Brasil é o principal objetivo do Peça Rara Brechó, rede de franquias no segmento de second hand (uso de segunda mão). Visando aumentar a capilaridade da marca no interior paulista, a franquia inaugura a primeira loja em Franca. Hoje, a rede conta com 130 pontos de venda em diferentes regiões brasileiras e espera encerrar 2023 com 140 unidades e dobrar o faturamento, chegando aos R$ 190 milhões. A prioridade para este ano são as cidades polo com população acima de 100 mil habitantes no interior do País, como é o caso de Franca. A empresa foi fundada há 16 anos em Brasília (DF) por Bruna Vasconi e hoje conta com a atriz Deborah Secco como sócia. A inauguração da operação em questão foi realizada no dia 18 de novembro.
Em um estudo divulgado no fim de outubro, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) apresentou as cidades que mais cresceram em volume de unidades entre as 30 Maiores no 1º semestre de 2023. Os dados indicam que as cidades não capitais tiveram um crescimento médio de 9% em volume de operações, enquanto nas capitais esse índice foi de 5%. Além disso, o estudo também mostra que, quando a análise é feita com base no interior paulista como um todo (não apenas nas 30 maiores), o volume de unidades em operação na região cresceu 24% nos primeiros seis meses do ano.
Fazendo parte da estatística de crescimento do segundo semestre de 2023, o casal Nathany Carla de Lima Carrijo, de 32 anos, e Matheus Barbosa Carrijo, de 31 anos, decidiram mudar a trajetória profissional investindo no negócio próprio. “Sou fisioterapeuta e o meu marido é cirurgião do aparelho digestivo. Em uma conversa, vimos que este era o momento de empreender. Como é nossa primeira vez e não temos experiência neste sentido, ingressar no mercado de Franchising foi a escolha mais segura e certeira para nós neste momento. Trata-se de um cenário desafiador e gratificante ao mesmo tempo, mas ter 100% o apoio da franqueadora, nos traz mais tranquilidade para gerir o negócio”, revela a franqueada.
O casal conheceu o Peça Rara Brechó por meio de uma amiga, que já é fornecedora da marca em uma loja localizada em Vitória, no Espírito Santo. A motivação para escolher a marca veio por conta da preocupação na situação futura do planeta, tanto para o filho deles, com um ano, quanto para as demais gerações. “Por meio da nossa loja em Franca, queremos disseminar o conceito de economia circular por meio da moda. Com isso, mostraremos aos consumidores que é possível ressignificar itens de vestuário e decoração em bom estado, contribuindo assim com o meio ambiente, minimizando impactos futuros para a população como um todo. A operação é convidativa, está em boa localização, tem fácil acesso e vai arrematar os clientes da região”, exalta Nathany.
Diferente de um brechó tradicional, os itens do Peça Rara são distribuídos pelo espaço em araras e móveis que fazem com que todas as peças sejam encontradas facilmente. Todos os itens são separados por setores. Em média, os descontos podem chegar em até 50%, proporcionando uma oportunidade aos que desejam economizar. O consumidor pode ainda deixar roupas fora de uso em consignação e voltar para buscar o valor arrecadado ou ficar com créditos que podem ser utilizados na própria loja. O diferencial é que são peças únicas, com novidades que chegam diariamente, com excelente custo-benefício. Esta é uma alternativa para clientes que desejam renovar o guarda-roupa, economizar e cuidar do meio ambiente.
Na loja, é feita a curadoria das peças, sempre com base no propósito da marca, visando uma nova utilização do bem. Aqueles que não passaram pela curadoria têm dois caminhos – o fornecedor pode retirar ou doar para os bazares do Instituto Eu Sou Peça Rara, que nasceu com o intuito de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade. O que vai para o instituto é colocado à venda com preços simbólicos e os valores são doados integralmente às causas sociais apoiadas pelo Peça Rara.
Para quem deseja se tornar um franqueado do Peça Rara, o investimento inicial é a partir de R$ 330 mil para lojas com 240m², com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Neste ano, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.