O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.
Segundo a mais recente edição do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), do MapBiomas, o Brasil perdeu 16.557 km2 (1.655.782 ha) de cobertura de vegetação nativa em todos seus biomas. Trata-se de um aumento de 20% em relação a 2020. Com a tendência de alta no desmate nos últimos três anos, nesse período o Brasil perdeu quase um Estado do Rio de Janeiro de vegetação nativa.
Por isso, mais do que avaliar um negócio e investir em uma franquia, é necessário conhecer seus valores e projetos sustentáveis que a marca apoia. Fundada em 1984 por Rubens Augusto Júnior, a rede Patroni começou como um negócio familiar e rapidamente tornou-se uma das maiores redes de franquias do setor de alimentação do país. Com 225 unidades em operação no país e uma nos EUA, em Orlando, sempre teve entre seus pilares a preocupação com o meio ambiente.
Na época, as unidades da rede usavam lenha convencional, mas Rubens se deparou com uma curiosidade: a madeireira que fornecia a lenha precisava dar uma finalidade para o pó de serra que sobrava da madeira, que até então, era deixado no meio ambiente contaminando lençóis freáticos. Depois de uma série de testes e tentativas, juntamente com o dono da madeireira conseguiu chegar a um formato de briquete adequado, também conhecido como lenha ecológica produzida com material 100% reciclado e classificada como ecologicamente correta pelo IBAMA.
Com essa mudança, a Patroni já deixou de desmatar uma área do tamanho da Grande São Paulo de madeira, cerca de 125 mil toneladas de madeira. ”Mais do que ter um negócio é preciso pensar na continuidade do legado que estamos criando, o que deixaremos para as próximas gerações. Se cada grande empresa do setor privado assumir algum tipo de responsabilidade socioambiental, teremos muito sucesso em busca de um planeta mais sustentável. Temos muito orgulho em fazer a nossa parte!”, diz o diretor de marketing, Rafael Augusto.