A rede Pastelândia foi fundada em 1988 e faz parte do Grupo All Here, a primeira empresa de franchising multibranding no Brasil e é hoje a maior rede de franquia no segmento de pastéis do mundo. E mais: atualmente é também uma das maiores franquias do setor alimentício.
Operando no sistema de franquias desde 1992, hoje a Pastelândia tem 9 lojas em diversos estados brasileiros e mais de mais de 20 pontos de venda de diferentes formatos.
Aliás, formato é o que não falta: desde as lojas a partir de 35m², ideais para praças de alimentação, até boxes com drive-thru, instaladas em containers, que ser podem ser adaptados para terrenos temporários ou permanentes. E tem ainda as barracas, numa releitura das tradicionais feiras de rua, para quem quer investir menos sem perder qualidade.
E qualidade é essencial, mas também a variedade: a linha de produtos inclui mais de 50 sabores de pastéis.
Conversamos com Luciana Lafemina, Gerente Comercial do grupo All Here para saber mais. Confira.
Mapa das Franquias: Gostaríamos de começar com um trecho extraído do site:
“A Pastelândia desenvolveu um eficiente método de trabalho, totalmente padronizado e higienizado.”
Quais os detalhes desse método e como é sua aplicação no dia a dia?
Luciana Lafemina: A Pastelandia assim como a Famiglia Regina, tem um parceiro há 20 anos que fornece nossos produtos, as massas para todo o Brasil. São produzidos, pelo nosso receituário e nas porções adequadas aos nossos pratos, com total higiene, facilitando o armazenamento e manuseio, além de otimizar o operacional das lojas.
Mapa das Franquias: Como é o treinamento do franqueado para trabalhar com o método citado?
Luciana Lafemina: O treinamento é feito na própria unidade para franqueados e funcionários, pelos nossos profissionais, logo na inauguração e sempre que solicitado através de supervisões periódicas.
Mapa das Franquias: Dá para manter a qualidade mesmo com tantas lojas? Como é feita a fiscalização?. A matéria-prima só pode ser comprada com fornecedores autorizados?
Luciana Lafemina: Sim, através de supervisões e suporte. A principal matéria prima só pode ser comprada do nosso Parceiro, bebidas temos parceria com a Ambev, os demais fornecedores são desenvolvidos por nós junto ao franqueado, de acordo com as melhores opções.
Liberdade para criar
Mapa das Franquias: O franqueado tem alguma liberdade para inovar nos recheios? Como são definidos novos sabores?
Luciana Lafemina: Sim, tem a liberdade junto com a franqueadora de desenvolver sabores locais, e quaisquer outros que atendam aos clientes locais, damos esse suporte.
Mapa das Franquias: Como a Pastelândia se adapta às características de cada região e como se comunica com o franqueado durante a operação?
Luciana Lafemina: Adaptamos a começar pelo cardápio, optamos por trabalhar com um mix relativamente aberto, exatamente para adaptação da marca ao gosto local.
Mapa das Franquias: Dentro dos formatos oferecidos, Loja, Box, Barraca e Café, quais as características de cada um? Qual tipo de franqueado poderá se dar melhor em cada um deles? Por quê?
Luciana Lafemina: O franqueado, que se identificar com a marca, e tiver a empatia pelo negócio, nós vamos adaptar ao candidato, à operação adequada à disponibilidade de investimento, as expectativas. Nós operamos em Shoppings, malls, pontos de rua, quiosques, etc…
Mapa das Franquias: Quais os planos de expansão para 2018 no Brasil? E internacionalmente?
Luciana Lafemina: No momento nosso plano de expansão esta focado no território nacional. Além de focar a expansão nos empreendimentos comerciais, a Pastelândia está acreditando bastante nas operações de rua, um resgate ao começo da franquia, que era sua maioria há 28 anos.