Pastéis Eco-friendly: 10 PASTÉIS trabalha com opções veganas e descarte consciente de óleo

Em média, anualmente, rede entrega 93.840 litros de óleo que são transformados em produtos de limpeza; No cardápio, oferece opções de carne e frango, ambos vegetais

Em um cenário no qual o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas alerta para o fato de que a humanidade tem apenas três anos para impedir consequências irreversíveis à Terra devido ao aquecimento global, nunca se fez tão necessário ser eco-friendly como agora. Neste quesito, a 10 PASTÉIS, rede de franquias de pastéis, é exemplo de que todos os tipos de negócios podem e devem contribuir com o meio ambiente. Para fazer a sua parte, a franqueadora trabalha com uma linha de pastéis veganos, além de fazer o descarte consciente do óleo utilizado no preparo dos pratos.

Segundo Marcos Nagano, sócio-fundador e Diretor da 10 PASTÉIS, o descarte do óleo é feito por todas as unidades da marca por meio de empresas coletoras com licença ambiental. “Apesar de não conseguirmos ter um controle preciso, estimamos que entregamos, anualmente, uma média de 93.840 litros de óleo para as coletoras que transformam esse elemento em itens de limpeza”, comenta o executivo.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água em caso de descarte incorreto. Isso porque, segundo a corporação, o óleo, quando despejado no curso da água, causa o descontrole do oxigênio, provocando a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, o elemento gera contaminação devido à sujeira.

Produtos veganos e o consumo consciente

No que diz respeito aos produtos ofertados, a marca trabalha em parceria com a Fazenda do Futuro desde 2021, quando desenvolveu a linha Bem Veg, que é composta por 2 sabores diferentes de pastéis. O primeiro é de carne vegana, milho e azeitona. Já o segundo, é de frango e além da proteína vegetal, leva em sua receita ingredientes como brigadeiro de castanha de caju, requeijão e muçarela veganos.

De acordo com Nagano, a marca sempre atuou com massas isentas de ingredientes de origem animal, mas além de pensar no meio ambiente, também visa oferecer produtos mais sadios para os consumidores. “A preferências dos clientes têm mudado muito e cada vez mais busca-se por produtos saudáveis e que sejam realmente gostosos, por isso criamos a linha Bem Veg e passamos a fabricar as massas de pastel com gordura de palma, que é zero trans”, explica.

Ainda de acordo com o executivo, a 10 PASTÉIS está trabalhando no desenvolvimento de novos produtos e além de sabores inéditos, que estão em teste para a linha Bem Veg, também está sendo desenvolvido uma opção de refeição vegetariana e, em paralelo, elaborado um estudo sobre versões veganas.

A rede, que olha mais à frente da questão financeira, sempre teve preocupação com o meio ambiente e faz questão de repassar esse olhar para os franqueados. Segundo Nagano, todas as receitas da marca são pensadas de forma a aproveitar ao máximo possível os insumos e por meio de treinamentos operacionais, que ocorrem todos os meses, e através de fiscalizações, a 10 PASTÉIS promove o consumo consciente para reduzir o desperdício de alimentos. Vale ressaltar que, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, 27 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo por ano no Brasil.

Para além dos produtos veganos, descarte consciente do óleo e incentivo do consumo consciente, a 10 PASTÉIS está desenvolvendo outros projetos sustentáveis. Um exemplo, foi uma ação em que a rede recolheu todos os banners das unidades para transformar em bags. “É crucial que cada um faça a sua parte, afinal, são pequenas ações que vamos incluindo no dia a dia que fazem total diferença”, finaliza Nagano.