Passo a passo para abrir sua Franquia

Publicado em 15/01/2015 por Rosana Fernandes

Ano novo, vida nova, negócio novo! Para quem quer começar 2015 com o pé direito, mudando completamente o rumo da sua vida, uma opção é começar empreendendo. Para inspirar e incentivar a mudança, o Mapa das Franquias separou a lista com o passo a passo para a abrir sua franquia.

Passo 1: Pesquisa

Comece identificando o ramo com o qual tem mais afinidade ou pelo qual se interesse muito. A partir desta motivação inicial, faça uma lista das franquias mais interessantes e organize em ordem de maior identificação.

Passo 2: Conheça o mercado

Verifique se as franquias que elegeu no primeiro passo já possuem lojas abertas em sua cidade. Estude a concorrência para ter certeza se está entrando em um mercado promissor ou saturado.

Passo 3: Conheça a Legislação

É importante saber a respeito da legislação relacionada ao seu negócio. Não deixe de conhecer a Lei das Franquias 8955/94. Também é importante pesquisar as regras específicas do seu segmento e município onde pretende se instalar.

Passo 4: Cadastro

Antes da decisão final, há muita caminhada pela frente. Não basta você ter eleito a franquia preferida. Eles também te avaliarão antes de fechar o negócio. Normalmente franquias determinam um perfil ideal para seus franqueados. Cadastre-se no site da franquia para iniciar o processo.

Passo 5: Reunião / encontro

Após o cadastro, o franqueador marcará uma reunião para aprofundar as informações sobre seu negócio e também aproveitará a oportunidade para confirmar se você se encaixa no perfil da empresa.

Passo 6: Analise a COF

A Circular de Oferta de Franquia, conhecida como COF, é um documento importantíssimo. Nele constam informações detalhadas sobre os investimentos, histórico do negócio, formatos disponíveis e outras informações. Após o recebimento, você terá 10 dias para decidir pela abertura ou não do negócio.

Passo 7: Teste sua franquia

Antes de bater o martelo final, é preciso aproveitar e testar o desempenho do negócio. Antes de abrir sua franquia, se torne cliente, consuma seus produtos/serviços e analise pontos fortes e possíveis melhorias.

Passo 8: Conheça os franqueados

Após a experiência como cliente, aprofunde seus conhecimentos sobre o negócio coletando informações com quem já atua no mercado. Selecione ao menos 3 franqueados e busque informações sobre o negócio, relacionamento e suporte do franqueador.

Passo 9: Análise contratual

Aprovado em todas as etapas, analise o contrato e, embora ele seja padrão, há pontos que podem ser negociados, como multas por invasão territorial e descontos em investimento inicial.

Passo 10: Escolha o ponto ideal

Não dispense o suporte do franqueador. Avalie o mercado presente, estude o potencial da região e observe as regras para não escolher um ponto onde não terá permissão (alvará) para funcionamento.

Passo 11: Aluguel do imóvel

Antes de assinar o contrato, verifique bem as cláusulas, prefira acordos com prazos determinados (em média 5 anos), negocie caso haja custos com reforma e em caso de lojas em shoppings, cheque o valor da “luva”, ele não costuma estar incluso no investimento inicial da franquia.

Passo 12: Abertura burocrática

É hora de cuidar da papelada. Atenção no registro da empresa, obrigações fiscais e trabalhistas. Se necessário, consulte um contador.

Passo 13: Treinamento e desenvolvimento

Antes de inaugurar, cheque novamente as informações presentes nos manuais de operação e tire todas as dúvidas nos treinamentos oferecidos pelo franqueador. Não esqueça de manter toda a equipe capacitada e atualizada.

Passo 14: Inauguração

O grande dia chegou! Dedique-se ao negócio, mantenha a equipe motivada e não tenha medo de recorrer às orientações do manual ou consultar franqueados e o franqueador sempre que achar necessário. Boa Sorte! 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias , Franqueadores , Franqueados , Novos negócios , Burocracia para abrir franquias