Criada em 2016 pelo empresário Rafael Naves, a Duckbill, maior rede de cafeterias do país, viu o consumo de café aumentar em suas unidades no último ano, são mais de 33 mil bebidas comercializadas mensalmente e além das bebidas, a marca que também é especialista em cookies, comercializou mais de 130 mil unidades no último mês
Em 2021, a rede comercializou 110 unidades e atingiu o faturamento de R$ 42 milhões de reais. Para Rafael, esses números se dão pela rápida adaptação da rede durante as mudanças na forma de consumir. “Nós desenvolvemos o atendimento via delivery e drive-thru, fizemos lançamentos em conjunto com outras grandes marcas do mercado que foram sucesso de vendas, como Oreo e Ovomaltine. Além disso, inauguramos mais de 60 novas lojas e fortalecemos ainda mais a marca no mercado através da nossa Maratona de Prêmios”, pontua.
Já em 2022 a rede começou o ano com 150 unidades em funcionamento e com a expectativa comercializar pelo menos 80 novas lojas e faturar em média R$100 milhões. Para manter esse ritmo, a rede participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, maior feira de franquias da América Latina.
O evento vai acontecer entre os dias 22 a 25 junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. “A Duckbill participará pela primeira vez da feira da ABF. É um marco importante na nossa história, principalmente visando nosso objetivo de consolidação e fortalecimento de marca. A visibilidade, networking e aprendizado de um evento deste porte são imprescindíveis para continuarmos o nosso crescimento. Será a primeira de muitas”, comenta André Felipe Portugal, Head de Marketing da rede.
Pensando na experiência do visitante, a rede está preparando um stand decorado que recriará a experiência em uma loja da marca. “Montaremos uma Duckbill completa, com o mesmo mobiliário das unidades, equipamentos, decoração e design. Também teremos os produtos em formato de mocaps (produto em tamanho real, porém, falso). E teremos um quiosque na praça de alimentação onde venderemos café e cookies”, comenta.
Hoje a rede conta com quatro modelos de negócios e para se tornar franqueado no modelo Loja Standard, o investidor terá que desembolsar cerca de R$385.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$90 mil, com lucratividade de 20 a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Já no modelo Loja Light, o investimento inicial é de R$ 325.000 mil, o faturamento médio mensal é de R$70 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.
Para o modelo To Go, o investimento inicial é de R$ 260 mil, o faturamento médio de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses. Por fim, no modelo Quiosque, o investimento inicial de R$ 200 mil, o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil, com lucratividade de 20% a 25% e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.