As empresas têm um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais positivas em todo o mundo. Por isso, o Rei do Mate, rede de franquias de casas de mate e uma das principais cafeterias do país, em parceria com a Food to Save, salvou 8 toneladas de alimentos que seriam descartados e os comercializou, contribuindo para um mundo mais sustentável e alinhando-se com o compromisso com a agenda ESG. Além disso, evitou a emissão de quase 10 toneladas de CO2 na atmosfera, reduzindo a pegada de carbono e preservando os recursos naturais do planeta.
A empresa iniciou a parceria com a Food To Save, um aplicativo focado no combate ao desperdício de alimentos, em outubro de 2021. Ele conecta estabelecimentos comerciais, como restaurantes, padarias e mercados, com consumidores que desejam evitar que esses alimentos acabem no lixo. Atualmente, as lojas da rede Rei do Mate contam com mais de 70 unidades cadastradas no app, totalizando mais de 8 mil sacolas surpresas vendidas.
Como funciona:
- Lojas parceiras anunciam no aplicativo itens que estão próximos do vencimento, fora dos padrões estéticos (como frutas e legumes com aparência imperfeita) ou com produção excedente.
- Os consumidores acessam o app e compram “Sacolas Surpresa” com esses alimentos a preços bem reduzidos, normalmente com até 70% de desconto.
Com mais de 1,5 milhão de estabelecimentos em todo o Brasil e um movimento financeiro anual superior a R$220 bilhões, o setor de food service desempenha um papel significativo na economia nacional. No entanto, é também líder em desperdício, conforme aponta a ABIA. Apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil está em décimo lugar no ranking de desperdício de alimentos. Com 70 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, o país perde cerca de R$1,3 bilhão anualmente apenas com frutas e vegetais. Uma pesquisa recente da Mindminers mostra que 85% dos entrevistados consideram essencial combater o desperdício de alimentos.
O Food To Save já está presente em mais de 20 cidades brasileiras e tem evitado o descarte de toneladas de alimentos. A empresa começou nas redes sociais e hoje experimenta um rápido crescimento em sua comunidade, composta por consumidores engajados e comprometidos em combater o desperdício de alimentos.
“É uma ideia fantástica para quem deseja economizar e, ao mesmo tempo, colaborar para um planeta mais sustentável, reduzindo o desperdício de alimentos e fomentando um mundo cada vez mais livre de excessos”, afirma Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate.