Graziela Torres Favarin, 35 anos, investiu em uma franquia do Mercadão dos Óculos por acreditar na rentabilidade do negócio e para garantir uma fonte extra de renda, além de buscar novos desafios. Após cinco anos, a empresária já acumula cinco unidades.
Ela nasceu em São José do Rio Preto (SP) e conta que a mãe sempre foi sua inspiração de força e trabalho. Então, aos 17 anos começou a trabalhar em uma loja de suplementos do avô, emprego que permaneceu durante 18 anos.
Durante esse período, um amigo que trabalhava em uma loja do Mercadão dos Óculos apresentou a franquia. Graziela, em sociedade com a mãe, decidiu investir em uma unidade. “Sem qualquer experiência no ramo de óticas, mas com a parceria da minha mãe, decidimos investir e ter a franquia como uma renda extra”.
Primeira unidade
A primeira loja foi inaugurada em 15 de novembro de 2018, em Rio Preto mesmo. No ano seguinte, o marido de Graziela entrou para a sociedade e abriram a segunda franquia na mesma cidade.
“A distância que separava a primeira da nova loja era apenas de uma rua”, comenta. O sucesso das unidades levou à abertura de mais três, chegando a cinco óticas, todas localizadas em Rio Preto.
“No início, não imaginávamos chegar a cinco unidades. Estamos muito felizes, para esse ano projetamos encerrar o ano com um faturamento superior a R$ 4,5 milhões e em três anos queremos ter oito unidades do Mercadão dos Óculos”, conta a empresária.
Modelos de negócios
De acordo com Gustavo Freitas, CEO da franquia Mercadão dos Óculos, hoje são três opções de investimentos: o super fit (R$ 150 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 250 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.
Além disso, segundo a ABF, o segmento de Saúde, Beleza & Bem-Estar, do qual a franquia Mercadão dos Óculos faz parte, foi o segundo que mais cresceu em 2023, com um avanço de 17,5%, o que representa um faturamento de R$ 55,6 bilhões.
Tecnologia e inovação
Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca o CEO da franquia Mercadão dos Óculos.
Prêmios e certificações
Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a franquia Mercadão dos Óculos recebeu, pela sexta vez, cinco estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.