Marina Fonseca Caldas sempre trabalhou com o segmento de beleza desde muito nova. Ela nunca mediu esforços para alcançar seu objetivo principal: se tornar dona do seu próprio negócio. Mas para isso, teve que suar muito a camisa e adquirir experiências, que segundo ela, foi fundamental para crescer profissionalmente.
Quando adolescente trabalhou aos sábados em um pequeno salão de beleza no bairro que morava em Contagem (MG). Lá, ganhou experiências para criação de penteados e escovaria. Fez cursos de manicure e pedicure para aumentar o portfólio e conseguir um dinheirinho a mais. “Sempre tive afinidade com a área de beleza. Em 2009, quando conclui o Ensino Médio ainda estava bastante indecisa para qual vestibular prestar, tentei Medicina Veterinária, mas não passei, e em 2010, ainda indecisa entre Química e Farmácia, tive o apoio do meu pai para optar por um curso técnico. Então comecei o curso de Estética e Cosmetologia, e foi uma das melhores escolhas que já fiz. Me identifiquei muito”, relembra a jovem.
Enquanto fazia o curso, Marina dividia o seu tempo em adquirir novas experiências. Trabalhou durante certo tempo em um restaurante na parte administrativa, e em atendimento aos clientes. Também para enriquecer o currículo fez estágio em uma clínica de estética em gestão e administração. Conhecimentos esses que mais tarde serviriam de base para um novo negócio. Mas foi no ano passado, aos 26 anos de idade, que Marina viu sua vida profissional se transformar.
“Meu pai começou a buscar por um novo empreendimento e optou por cotar franquias. Foi quando conhecemos a SUAV e verificamos que se tratava de um negócio com gestão simples e alta lucratividade”, diz.
Em junho deste ano, Marina se tornou franqueada da SUAV após inaugurar uma loja no bairro Buritis, o segundo bairro mais populoso em Belo Horizonte (MG).
Família é a base
A família é a base de tudo. Essa expressão muito utilizada para definir o laço familiar também foi definido por Marina, afinal foi o pai dela, Geraldo Gláucio de Araújo Caldas, que acreditou em seu sonho e deu aquele empurrãozinho para ela crescer ainda mais no mundo dos negócios.
Há muitos anos Gláucio é ligado ao empreendedorismo e tem muita história de superação. Pai de três meninas, foi na filha caçula que ele enxergou um grande potencial para os negócios e de trilhar também carreira como empreendedora. “Meu pai já teve vários empreendimentos, tanto comerciais quanto na área de transportes e ele enxergou que esse era o momento de eu também crescer profissionalmente. Ele optou por confiar no meu trabalho, no meu interesse pela área da beleza, e começamos juntos essa nova etapa”, diz.
Radiantes com esse novo passo tomado, Gláucio se diz satisfeito, pois para ele todo esforço é válido para ver seus filhos felizes e realizados com aquilo que escolheram para suas vidas.
A jovem empreendedora, que não polpa elogios ao pai, afirma ainda que fará de tudo para atender as expectativas dele, seu maior incentivador. “Quero que ele possa se orgulhar da pessoa que me tornei, da dedicação no meu trabalho, já que ele foi a primeira pessoa a enxergar esse potencial. E que juntos consigamos realizar muitos outros sonhos, e quem sabe, abrir mais uma franquia da SUAV”, frisa Marina.
Modelo de negócio
Marina optou pelo modelo de negócio mais completo, que inclui Depilação, Design de Sobrancelha e Esmalteria. Para isso desembolsou R$127.600,00, na qual planeja em até 36 meses conseguir ter o retorno do dinheiro investido e alcançar a margem de faturamento entre R$70 mil a R$80 mil.
“Conheci a rede em uma feira de franquias. A marca já é sólida em Belo Horizonte e está em expansão para outros estados do país, o que fez acreditarmos se tratar de um negócio sólido e promissor. Além do mais, é um modelo com atendimento express e sem a necessidade de agendar horário, vindo de encontro com o que toda mulher precisa hoje”, avalia Gláucio.
Beleza mineira
O setor de beleza é o que mais cresceu no franchising em 2017 e encerrou o ano com aumento de 12,1% no faturamento. Segundo última pesquisa divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou crescimento de 1,5% no faturamento, no primeiro trimestre deste ano.
Para Marina as mulheres estão cada vez mais vaidosas e em busca de cuidar do corpo. “As mulheres de Belo Horizonte são maravilhosas, não é mesmo?! (risos). O mercado de beleza vem crescendo muito, inclusive em BH, onde os profissionais estão em busca de capacitação e de inovações para suas empresas, já que todo ano surge algo novo no mercado”, afirma.
Mulher empreendedora
Apesar da pouca idade, Marina sabe muito bem o que quer. Ela diz não sentir medo de comandar um negócio e que pretende tirar de “letra” todos os desafios que surgirem. “Espero amadurecer bastante, crescer muito como profissional e pessoa, e claro, o retorno financeiro. Sei que são inúmeras as responsabilidades. Terei que abrir mão de várias coisas, mas estou disposta a fazer isso da melhor maneira possível. Todo início é difícil, assim como toda mudança”, avalia a jovem que poderá contar com a experiência vasta do pai nos negócios para se sentir ainda mais segura.
Uma das maiores dificuldades na qual a empreendedora se deparou até o momento foi montar uma equipe. Ter gestão de equipe é um dos fatores necessários para gerenciar esse negócio. “A franqueadora foi essencial para essa minha adaptação como gestora. Inclusive, a rede sempre me passou muita segurança e confiança para desenvolver o negócio”, conclui.