A Padaria Pet, rede de franquias e produtos gourmet para cães e gatos, acaba de chegar a 22 unidades espalhadas pelo Brasil. A marca pet que, só em 2020 cresceu 200% pelo número de franquias, agora está presente em três regiões do país: Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, além de mirar sua expansão em novos formatos de negócios como quiosques.
O mercado pet é destaque entre as opções de investimentos para os empreendedores, devido às inovações de produtos e serviços para os amigos de quatro patas. Somente em 2020, o faturamento do setor chegou a R$40,8 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil.
Para Arquelau So, Diretor de Expansão da Padaria Pet, todo processo de abertura e operacionalização de um negócio é uma curva de aprendizado, principalmente para aqueles que não possuem experiência no varejo, nem tampouco no mercado pet. “Um dos maiores desafios é a gestão, porque muitos empreendedores se preocupam apenas em realizar as tarefas que mais gostam, deixando de lado o gerenciamento financeiro, gestão de pessoas e controle de estoque, setores importantes para o bom funcionamento da empresa”, explica.
No primeiro semestre de 2021, a empresa pet inaugurou mais três franquias, nas cidades de Recife, Fortaleza e Rio Verde. Além disso, mais cinco unidades serão abertas nos próximos meses, sendo duas delas na região Sul.
Para crescer, a marca optou por implantar novos formatos de negócios. O destaque está por conta do quiosque, com área mínima de 6 m² e valor de investimento inicial a partir de R$85 mil, preço no qual já inclui a montagem da unidade e o estoque inicial. Já as franquias em formato de lojas físicas têm o valor inicial de R$150 mil e podem chegar até R$300 mil com lucros entre 13% a 17%.
Os públicos dos dois modelos de negócios tendem a ser diferentes, os clientes que frequentam as lojas de rua, normalmente, são moradores da região. Já em shoppings, existe uma diversidade maior de perfil do público, sendo uma mescla de pessoas residentes na região e moradores de outros bairros ou outras cidades. “Essa diferenciação de público pode ser determinante nas estratégias que o franqueado deve adotar, sobretudo nos produtos a serem oferecidos no local, além do foco em serviços ou produtos, atividades e parcerias que o franqueado venha a realizar para atrair o público e inclusive nas campanhas de marketing”, comenta Arquelau.
Apesar do impacto causado pela pandemia, a Padaria Pet tem como objetivo duplicar o número de franquias até o final de 2021, além de aumentar a capilaridade de vendas de produtos de alimentos e outros acessórios.
Inovação na alimentação pet
O Brasil conta com quase 140 milhões de animais de estimação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Animais de Estimação (Abinpet). Do número total, 54,2 milhões são cães, 23,9 milhões são gatos, 19,1 milhões são peixes, além de 39,8 milhões de aves.
O setor pet é um dos mais promissores pelo crescimento no número de animais nos lares durante a pandemia e os tutores passaram a conviver mais tempo com os seus pets, o que resultou no aumento do consumo de alimentos, artigos e acessórios pet. Além disso, visto que foi elencada como serviço essencial em muitas cidades, o impacto não foi tão grande se comparado a outros setores do varejo.
Com o objetivo de trazer uma alimentação ainda mais saudável para os pets, assim como dos humanos, a Padaria Pet acaba de lançar a linha de comidas naturais, com cinco sabores diferentes: risoto de frango à moda do rei, arroz carreteiro, frango supremo da fazenda, carne de panela com legumes e risoto premiado do chef – para gatos. Os produtos não contêm conservantes artificiais, sem necessidade de manter congelados e podem ser encontrados nas unidades da Padaria Pet.