A Padaria Pet, rede especializada em petiscos gourmets para cães e gatos, traz para a ABF Expo 2022, maior feira de franquias do mundo, um novo conceito para o setor: a confeitaria para os bichinhos. Entre os dias 22 e 25 de junho, a rede, que atualmente conta com mais de 30 lojas espalhadas pelo Brasil, vai apresentar inovações para um setor que faturou em 2021, cerca de R$ 50 bilhões, sendo mais de 60% do montante referente ao petfood.
Durante a ABF 2022, visitantes e investidores podem conferir bolos, docinhos como beijinho e brigadeiro, cupcake, ovo de Páscoa recheado com côco, colomba pascal, arroz doce, canjica, maçã do amor e doce de abóbora – itens em linha com as festividades típicas de junho.
Para o diretor comercial da Padaria Pet, Arquelau So, além de trazer um conceito de confeitaria, único no setor pet, a marca volta para suas “raízes”, proporcionar um ambiente de humanização entre os pets e tutores.
“A ideia é que a Padaria Pet ofereça a melhor experiência para os animais e seus tutores, para que eles se sintam tão confortáveis quanto os donos. Com a expansão do portfólio de produtos da confeitaria, nós esperamos sair da ideia de um petshop convencional”, afirma Arquelau.
A Padaria Pet conta com mais de 80 produtos especializados para os pets, sendo grande parte deles sem conservantes e aromatizantes artificiais. Entre eles, os favoritos dos AUmigos e AmiCats são diferenciados como, pipoca, bolo de aniversário, bolo de caneca, sorvete, gelatina, e, até mesmo, a predileta dos tutores: a cerveja.
“O grande diferencial da Padaria Pet é a possibilidade de inovar sempre e escalonar. Proporcionar produtos novos para franqueados periodicamente é uma das nossas missões no segmento. Hoje, o bolo de aniversário para os pets é nosso número 1 em vendas, seguido pelo cupcake. É daí que vem a nossa certeza de apostar na ampliação da confeitaria com novos itens”, explica Arquelau.
Atualmente, cerca de 25 lojas da franquia oferecem o serviço de confeitaria para cães e gatos. Só a matriz da rede, unidade localizada na Rua Oscar Freire, em São Paulo, produz, em média, 250 bolos de aniversário por mês. Em geral, o investimento na linha de confeitaria pôde ser avaliado nos números que os franqueados apresentam, já que a linha de bolos já corresponde a cerca de 35% do faturamento de produtos nas lojas com a marca Padaria Pet.
Expansão e franquias
Em crescimento, o mercado pet se mostra promissor. De acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor movimentou 27 bilhões de reais. Deste número, cerca de 75% correspondem aos petiscos.
Somente em 2020, a Padaria Pet viu a rede crescer 200% e chegou na região Nordeste do país. Diante do cenário de pandemia, a rede retomou o projeto de implementação de um quiosque temático para os pets. “A pandemia fez com que muitas pessoas adquirissem pets. O tempo maior em casa gerou mais convívio e, naturalmente, aumentou a compra de produtos, alimentos e petiscos”, afirma Arquelau.
A Padaria Pet conta com três tipos de franquias: a padrão, a partir de 100m², a express, a partir de 50m² e o quiosque, a partir de 6m². Para a ABF 2022, a rede traz também um novo modelo de negócio, o contêiner com mais de 12m² que pode ser ideal para cidades verticalizadas, que carecem de espaço e segurança para os pets. O modelo oferece a estrutura padrão, como banho, tosa, confeitaria e bolos de aniversário pet, além de expositor de produtos. O investimento inicial é a partir de R$ 85 mil reais.
Além da mobilidade e praticidade, o franqueado tem a possibilidade de alugar a estrutura do contêiner e não comprá-la. A estrutura pode ser instalada em até 60 dias. A primeira unidade neste formato será inaugurada nos próximos 30 dias e será na Granja Viana, em São Paulo.