Fundada em 2020, no Rio de Janeiro, a Óticas Raiz é uma rede de franquias de óticas que possibilita ao franqueado um faturamento médio de R$ 1 milhão ao ano. Com 11 unidades, a expectativa da marca é alcançar 20 lojas até o final de 2024. O seu modelo de negócio oferece alta lucratividade ao franqueado, a rede foca o público C e D – ao oferecer preços acessíveis – com a qualidade de produtos para o público A e B.
“A Óticas Raiz trabalha com lente digital, o que oferece uma maior nitidez para a visão. Nossos produtos apostam na qualidade, para encantar o público, além de oferecer um preço acessível para os nossos clientes. Levamos o atendimento muito a sério. Temos até mesmo um cartão de crédito da própria Óticas Raiz com condições especiais para o nosso consumidor. Isso tudo aumenta o engajamento do nosso público e, consequentemente, o faturamento dos nossos franqueados. Demoramos três anos antes de entrar no franchising justamente para viabilizar um negócio lucrativo para os nossos franqueados”, comenta William Almeida, Fundador e Diretor da Óticas Raiz.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 40 milhões de pessoas que precisam de correção visual. Essa alta demanda faz com que o setor óptico se torne um segmento lucrativo. Além dos óculos que são necessários para a saúde, existe também a demanda decorrente da moda. Devido a isso, a Óticas Raiz aposta tanto em óculos de grau como também em óculos de sol.
“Os óculos sempre exerceram uma certa fascinação no público. É um setor que normalmente possui clientes recorrentes e justamente por isso focamos no atendimento e na qualidade dos nossos produtos. Uma das nossas características é que nós cobrimos qualquer oferta da concorrência. Por ser um público amplo, a Óticas Raiz também é um modelo de negócio ideal para interiores e regiões periféricas, pois nesses locais, a estrutura da franquia se torna ponto de referência no setor”, finaliza William.
Com investimento inicial a partir de R$ 100 mil, a Óticas Raiz possui um prazo médio de retorno de 12 meses e um faturamento médio mensal de R$ 60 mil.