Óticas Carol mantém liderança no segmento óptico e assume a 8ª posição no ranking geral de franquias da ABF

A rede de franquias Óticas Carol subiu uma posição no ranking geral da Associação Brasileira de Franchising (ABF), alcançando a oitava colocação. Além disso, a marca mantém sua liderança no segmento óptico. Segundo a ABF, o setor de franquias no Brasil faturou R$ 273,08 bilhões em 2024, registrando um crescimento de 13,5% em relação ao ano anterior.

Com mais de 1.400 lojas em 540 cidades, a Óticas Carol continua expandindo sua presença para além dos grandes centros urbanos, aproximando-se ainda mais dos consumidores. Essa estratégia reforça o compromisso da marca em democratizar o acesso à saúde visual. O crescimento da rede tem sido impulsionado por ganhos em eficiência operacional, digitalização de processos e investimentos em novas tecnologias e formatos de atendimento, proporcionando uma experiência inovadora e integrada aos consumidores.

A marca segue consolidando sua posição como referência no setor de franquias. “Subir no ranking geral é uma conquista que reflete nosso trabalho contínuo e o compromisso da Óticas Carol em ampliar o acesso à saúde visual de qualidade em todo o Brasil. Nossa estratégia de expansão é baseada na proximidade com o consumidor e no oferecimento de soluções tecnológicas e inovadoras que tornam a experiência de compra ainda mais personalizada e eficiente. O crescimento da rede é fruto da confiança de nossos franqueados na marca e do nosso compromisso em manter a excelência no atendimento, sempre alinhado às necessidades do consumidor moderno”, afirma Silvina Mirabella, General Manager de Retail da EssilorLuxottica no Brasil.

O mercado de franquias no Brasil também registrou um aumento de 1% no volume de empregos diretos, totalizando 1.718.621 trabalhadores em 2024. Entre os segmentos de maior crescimento estão Entretenimento e Lazer (16,6%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%) e Alimentação – Food Service (16,1%), impulsionados pelo aumento do poder de consumo. Para 2025, a ABF projeta um crescimento de até 10% no faturamento do setor, além da estabilidade no número de redes, expansão da geração de empregos e um aumento de 2% na abertura de novas unidades.