A franquia Ótica Center – empresa familiar com tradição e know-how de mais de 40 anos de mercado – estará presente na FranchiseB2B, que acontece no dia 23 de novembro, no Hotel Pullman, Vila Olímpia, em São Paulo (capital), das 8h às 21h.
Segundo Laerte Yoshio, diretor de expansão da Ótica Center, a participação da marca no evento gratuito na capital paulista busca atrair investidores não somente de São Paulo, mas também de cidades em todo o estado. “Somos uma franquia consolidada por São Paulo e cidades do entorno, porém, ainda há muito o que crescer na capital e estado, inclusive no interior. Temos muitos outros pontos a serem explorados para expansão da rede. Estamos otimistas com a participação nesta feira”, diz.
A Ótica Center apresentará aos investidores interessados em empreender uma oportunidade de contar com um negócio de alto potencial de lucratividade e também de crescer com a marca na região.
Expansão do negócio
Com três modelos de negócios loja física, para 2023 a marca aposta no formato mais enxuto para expansão dos negócios. Durante a Feira são esperados ao menos 50 leads. A rede projeta alcançar 25 unidades franqueadas no próximo ano.
Com o modelo mais barato, o Easy solicita investimento inicial de R$ 130 mil, já incluso a taxa de franquia, capital de giro, e gastos com instalação, equipamentos e estoque inicial. O faturamento pode chegar a R$ 180 mil, conforme o desempenho do franqueado, e lucro líquido médio mensal de 20%. O retorno do investimento é estimado em até 18 meses. Para esse formato, a área da loja é bem menor, de 50 m2, por isso a equipe de trabalho acaba sendo reduzida, entre 4 a 5 funcionários por unidade.
O modelo Easy não possui laboratório, o que consequentemente reduz os custos de implantação do negócio com estrutura e maquinário. Porém, caso ele seja aberto próxima a uma outra loja da rede, os custos de laboratório serão divididos entre as duas empresas.
A Ótica Center ainda oferece mais dois modelos de negócio, o Turn, ideal para quem busca trocar de bandeira no negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os serviços da Ótica Center. Nesse caso, por não haver gastos com obras o investimento é de R$ 302 mil. Há ainda o modelo Smart, ideal para áreas de 80 m2, com investimento de R$ 471 mil.
“Na Ótica Center o empreendedor entra em uma rede com um dos maiores markups do mercado e com faturamento quatro vezes acima da concorrência do setor. Ele também conta com apoio exclusivo para buscar ponto comercial, treinamento de formação e técnico na universidade Center”, explica Yoshio.
A rede conta com um mix de produtos com marca própria e exclusiva. Por ser uma franquia com preços populares, a partir de R$ 49,90, a marca foca em clientes da classe C, com peças destinadas a homens, mulheres e crianças, sendo que a venda de óculos de grau representa 90% das vendas. Em média, 300 novos modelos chegam às prateleiras da Ótica Center todo mês.
Capital das oportunidades
O estado de São Paulo é um dos principais focos de expansão para qualquer tipo de negócio. A região Sudeste concentra o maior mercado consumidor do país, o que faz com que empreendedores aproveitem para ocupar pontos comerciais.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao 2º trimestre deste ano mostram que 54,39% das unidades franqueadas estão espalhadas pelo Sudeste, que também é responsável por 52,90% do faturamento do setor.