A franquia Ótica Center – rede referência no ramo ótico com preços populares e mais de 40 anos de atuação no mercado – acaba de lançar um novo modelo de negócio, o Easy a partir de R$ 110 mil, ideal para regiões acima de 50 mil habitantes.
Laerte Yoshio, diretor de expansão da franquia Ótica Center, explica que a nova estratégia é para alcançar investidores que disponham de um capital menor. Inclusive, esse movimento de franquias mais enxutas ganhou maior adesão após a pandemia do Covid-19, na qual as empresas enxergaram a necessidade de criar novos formatos de negócio.
“Entendemos que nosso novo modelo abrirá mais oportunidade de novos franqueados que não dispõe de uma verba de investimento inicial mais alta. Será um modelo mais econômico, porém, com os mesmos serviços e qualidade de sempre”, explica o empresário.
Modelo mais barato
O modelo Easy solicita investimento inicial de R$ 110 mil, já incluso a taxa de franquia, capital de giro, e gastos com instalação, equipamentos e estoque inicial. O faturamento é outro atrativo do negócio e pode chegar a R$ 180 mil, conforme o desempenho do franqueado, e lucro líquido médio mensal de 20%. O retorno do investimento é estimado em até 18 meses. Para esse formato, a área da loja é bem menor, de 50 m2, por isso a equipe de trabalho acaba sendo reduzida, entre 4 a 5 funcionários por unidade.
Laerte enfatiza que para empreender nesse segmento é necessário ter visão comercial e de gestão; gostar de trabalhar com o varejo, além de disponibilidade parcial para dedicação ao negócio. O franqueado será responsável pela gestão geral da loja e equipe; contratação de novos colaboradores; serviços administrativos da loja, e acompanhamento comercial de toda loja.
O modelo Easy não possui laboratório, o que consequentemente reduz os custos de implantação do negócio com estrutura e maquinário. Porém, caso ele seja aberto próxima a uma outra loja da rede, os custos de laboratório serão divididos entre as duas empresas.
A Ótica Center ainda oferece mais dois modelos de negócio, o Turn, ideal para quem busca trocar de bandeira no negócio, ou seja, já possui empresa estruturada e quer agregar os serviços da Ótica Center. Nesse caso, por não haver gastos com obras o investimento é de R$ 362 mil. Há ainda o modelo Smart, ideal para áreas de 80 m2, com investimento de R$ 462 mil.
Expansão
As unidades são lojas físicas cautelosamente arquitetadas para serem funcionais, proporcionando uma ótima experiência de compra. Das 13 lojas em operação, recentemente foi inaugurada a primeira unidade do modelo Easy, no Shopping Grand Plaza, na cidade de Santo André (SP). Para 2022, a marca projeta inaugurar ainda mais seis unidades, e para o próximo ano, 24 operações, sendo 25% delas nesse novo formato, o Easy.
A Ótica Center conta com um mix de produtos com marca própria e exclusiva, posicionadas para público-alvo específico; crediário próprio; atendimento humanizado com profissionais capacitados pelo centro de treinamento exclusivo (CTUC – Universidade Center); suporte para franqueados com reuniões semanais; maior presença digital de marketing no ramo ótico; laboratório digital próprio em todas as lojas; markup superior às demais redes do mercado (por trabalhar com marcas próprias exclusivas); parceria com artistas reconhecidos para alavancar visibilidade da marca; suporte na prospecção de ponto comercial; suporte da equipe na implantação da unidade.
A marca trabalha com peças de óculos de grau e de sol a partir de R$ 49,90, destinadas a homens, mulheres e crianças, sendo que a venda de óculos de grau representa 90% das vendas em toda a rede. Há ainda peças mais robustas, como as marcas Ticiane Pinheiro Collection (garota propaganda e embaixadora da rede), Vero, Yves, Swell, Bergman, Frans, M. Parker, College, que podem chegar a R$ 470, conforme o modelo. Em média, 300 novos modelos chegam às prateleiras da Ótica Center todo mês.