Os desafios para empreendedores de franquias

Nesta semana foi comemorado o dia do empreendedor e durante todo o mês de outubro haverá muitas outras celebrações e orientações para ajudar quem já está empreendendo a superar desafios e a quem pretende iniciar sua jornada empreendedora a iniciar com segurança e maiores chances de sucesso.

As oportunidades para empreender
O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, o que é comprovado pela pesquisa “Global Entrepreneurship Monitor”, que constatou que 34 em cada 100 brasileiros adultos estão ou com seu próprio negócio aberto ou envolvidos na criação de seus futuros projetos de empresas.

Mesmo em tempos de instabilidades e dificuldades econômicas e políticas pelas quais o país vem passando, o número de interessados em mudar o rumo profissional não para de crescer.

Em geral, há pelo menos dois fatores principais que impulsionam o empreendedorismo nacional:

Motivação por oportunidade
Algumas pessoas resolvem mudar o rumo das suas trajetórias profissionais por encontrarem oportunidades valiosas ainda pouco exploradas. Elas podem ser um nicho ainda não atendido, um produto ou serviço com grande demanda ou uma necessidade ainda não atendida.

Motivação por necessidade
Outra forma de iniciar a carreira empreendedora é a partir de uma motivação gerada por uma necessidade, como no caso do desemprego, falência de um negócio anterior, necessidade de melhorar a renda familiar, além de muitas outras hipóteses possíveis.

Franquias como alternativas
Para empreender com mais segurança e minimizando os riscos, as franquias seguem sendo uma das melhores alternativas, especialmente para novos empresários, já que elas apresentam modelos de negócios mais estáveis e estruturados.

Apesar disso, é preciso saber que operar um negócio franqueado, mesmo com todas as facilidades como transferência de know-how, treinamentos e capacitações fornecidas, ainda assim haverá muito trabalho a ser feito.

Para superar a barreira da competitividade será preciso entregar alto nível de qualidade no trato com os clientes, ter ações promocionais eficientes e criar uma experiência de consumo diferenciada.

Os principais desafios para os franqueados
Para conquistar o sucesso tão esperado nesta jornada empreendedora com uma franquia, é preciso ficar atento e se preparar com cuidado para superar os grandes desafios como:

Capacidade de planejamento
Apesar dos dados fornecidos pelo franqueador, é preciso acompanhar as variações do mercado e planejar o crescimento da franquia a médio e longo prazo.

Postura de empresário
O franqueado possui independência jurídica e está a frente do negócio nas decisões diárias, por isso, precisa se acostumar a ser um empresário de verdade, assumindo responsabilidades e gerindo.

Clareza nos papeis de atuação
Antes de empreender com uma franquia, certifique-se de que entendeu corretamente as responsabilidades do franqueador e as suas para evitar stress e frustração.

Disciplina
Apesar da flexibilidade de se tornar gestor, é preciso manter uma disciplina na forma como conduz os negócios e se relaciona com funcionários e clientes.

Habilidades de gestão de pessoas
Um dos bens mais valiosos para todas as empresas é seu capital humano. Tenha certeza de que valorizando e acompanhando sua equipe sempre de perto, conseguirá resultados ainda melhores.

Conhecimento em gestão financeira
Neste desafio a missão envolve o acompanhamento periódico e a organização financeira do negócio.

Foco e empenho comercial
Manter a pegada comercial firme é fundamental para qualquer negócio permanecer no caminho certo.

Imagem freepik.com

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito