A maioria do setor odontológico atualmente é composta por liberais autônomos, que não possuem conhecimento em administração e gestão. Estes acabam por montar consultórios sem nenhum estudo e sem plano de negócio, por esses motivos aumenta muito o risco de mortalidade, engordando as estatísticas, de acordo com Fernando Massi, sócio-fundador da rede de franquias Ortodontic Center. A empresa, criada em 2002 por Massi, nasceu para não fazer parte destas estatísticas, e assim desenvolveu um modelo de negócio que alia suportes de agências de marketing, jurídico, humanos, tecnologia da informação, dentre outras.
O empresário disse que com esse novo suporte criou-se ferramentas “que impactam a população, estimulando o agendamento em nossas clínicas, visto que somente 5% da população brasileira procura odontologia espontaneamente. Dessa forma, tais campanhas têm como objetivo impactar esse mercado imenso de mais de 95% da população que não vai ao dentista”.
Em 2004 a marca Ortodontic Center passou a ser franqueada, facilitando o crescimento da empresa que hoje conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil. Para Fernando “esse modelo de negócio só tem viabilidade em rede, pois os custos extrapolam os modelos de negócios individuais, isto é, um consultório autônomo ou individual. a Rede nasceu da necessidade de clínicas mais lucrativas, já que a demanda existe e não era preenchida por consultórios individuais”.
Entre 2013 e 2014 a rede de franquia odontológica teve crescimento de 60%, sendo que a meta para este ano é a implantação de 70 novas clínicas nos estados da Região Sul e em São Paulo. “O objetivo principal desta ação é realizar inaugurações em cidades com até 90 mil habitantes, por meio de conversão de consultórios particulares ou a abertura de novas unidades. Para municípios com menos de 30 mil habitantes, a primeira opção é o foco”, salientou Massi.
O empresário lembra que hoje o franchising é o modelo mais seguro para quem quer ter um negócio próprio. Ele explicou que “muitas pessoas não entendem como uma clínica odontológica pode ter esse modelo, já que vendemos serviços, mas as vantagens são inúmeras, os resultados veem de negócios já testados e aprovados, com poucos riscos. Além de franquias serem percebidas como sinônimo de qualidade e padronização pelos usuários finais. E quando um dentista entra na Rede, ele não é um empregado, e sim um dos donos da Marca, além de dono da sua unidade, compartilhando um negócio muito maior do que um simples consultório local”.
A Rede Ortodontic Center é uma das 20 franquias registradas na Associação Brasileira de Franchising (ABF), desde 2007. Recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF por quatro anos consecutivos: 2011, 2012, 2013 e 2014.