A padronização da comunicação é um dos grandes desafios em uma Rede de franquias, onde cada unidade tem um proprietário diferente. Mas a OrthoDontic que tem mais de 300 unidades vem sendo bem-sucedida na gestão das redes sociais. Tanto que foi convidada a apresentar seu case no uso da ferramenta Gerentes Digitais, que é um aplicativo mobile que possibilita criar conteúdo de forma rápida e intuitiva, no evento digital da Meta “Summit de Serviços: o futuro do mercado é agora”, realizado de forma virtual ontem (24).
Com o uso da ferramenta, a franqueadora acompanha como as unidades estão fazendo o uso das páginas do Facebook e Instagram. “A OrthoDontic produzia todos os conteúdos que seriam publicados nas redes sociais das franquias. O desafio era que muitos conteúdos acabavam sendo frios, e não conseguíamos surfar nas ondas de memes ou de assuntos regionais”, explicou Claudia Consalter, sócia-fundadora e diretora de marketing da OrthoDontic, que participou do evento e dividiu a experiência da empresa. “Mas tínhamos medo de abrir essa gestão para os franqueados e a comunicação perder a padronização.”
Segundo ela, a partir do uso da ferramenta, a OrthoDontic criou uma biblioteca com conteúdos padrões, mas dá liberdade para os franqueados também criarem seus conteúdos. Antes desse estágio, porém, todos tiveram um treinamento de boas práticas nessas criações. Agora, eles conseguem ter a autonomia para criar, e a franqueadora acompanha os seus números e o seu engajamento. “É uma maneira de cocriar os conteúdos e dar voz à comunidade, surfar na potência regional que cada canto do país tem”, disse Cláudia. “A franqueadora não conseguiria pensar em tantos insights, já que são várias mentes pensando nisso. Quando surgem publicações legais, compartilhamos com a rede, e o case é replicado por outros franqueados.”