Para muitos empreendedores investir em uma franquia é a certeza de estar entrando em um negócio com um extenso know-how, com todos os processos validados e aptos para dar andamento em outras regiões. Com isso, basta colocar em prática tudo aquilo que foi repassado pela empresa, além do empenho e dedicação do franqueado, para obter o sucesso.
Porém, alguns franqueados também desejam colocar a sua cara no negócio e fazer algumas estratégias do seu jeito. Dessa forma, alguns acabam optando por uma linha diferente daquela que é repassada pela franquia. Através desse meio também é possível gerar um grande sucesso, mas a possibilidade de não ser como o esperado também é grande.
E esse foi justamente o movimento seguido pelo empresário Henrique Moreira Costa, franqueado da FiChips Food – franquia brasileira de fast-food especializada na culinária inglesa – em Governador Valadares/MG, inaugurada no ano de 2022. Quando iniciou seu processo de implantação, junto a franqueadora, sempre teve a motivação e o ensejo de propagar a comunicação sobre a inauguração e a presença da unidade na cidade de maneira informal e verbalizada para com os amigos e habitantes da cidade.
“Acreditava que o marketing ‘boca a boca’ seria mais promissor do que de fato canalizar parte dos investimentos na exposição via redes sociais, mesmo sendo uma prática impulsionada pela franqueadora. Porém, o resultado não foi como eu esperava”, comenta Henrique.
Estratégia não funcionou
O franqueado da FiChips no interior de Minas Gerais continuou recebendo todo o suporte e orientação da franqueadora. Mas, mesmo após o início ruim, ele ainda estava reticente com os investimentos em redes sociais e influenciadores da região, na qual não acreditava efetivamente em um benefício de curto e médio prazo.
“Mesmo após a inauguração a movimentação na loja era inferior às minhas expectativas e não satisfatório o suficiente para que o resultado financeiro do negócio fosse positivo, de acordo com sua maturação”, relembra o franqueado.
Consultoria da franqueadora
Henrique recebeu a consultoria de campo da franqueadora, sendo mais enfática e objetiva nessa ação de parceria.
Além disso, ele conta que a sua esposa, Michele Moreira, também foi uma das grandes responsáveis por essa guinada. “Ela tomou a frente dessa ação, contratou um digital influencer, dirigiu todos os conteúdos, reformulou a equipe e ainda passou a tomar conta da cozinha”, detalha Henrique.
Logo após a primeira ação junto a um influencer digital regional alcançou um alto fluxo de pessoas na unidade, gerando visualizações e exposição necessária para a retomada de pedidos da loja.
“Confesso que eu não esperava o resultado tão positivo. Hoje eu compartilho essa experiência com outros franqueados da rede, já que o investimento nessa exposição foi um dos principais fatores que levaram a loja a um resultado acima do esperado após postagens. Quero que minha experiência sirva de incentivo para que outros franqueados possam investir nessa forma de captação de clientes para a sua unidade”, conta Henrique.
Sucesso na cidade
O espaço vem tendo uma boa aceitação dos valadarenses e também de clientes da região mineira. Em média 580 pessoas circulam por mês no espaço, que tem entre os pratos mais pedidos na unidade local o London Burguer, um hambúrguer artesanal, além da FiChips Potato (batata recheada aberta).
Henrique também tem apostado no espaço de recreação especialmente para as crianças, com desenhos impressos, giz de cera e TV transmitindo programação infantil. “Contar com um local com ambiente agradável para família faz com que os clientes indiquem o restaurante aos amigos, trazendo novos consumidores para o estabelecimento. Além do mais, contar com um espaço kids também contribui para o aumento do ticket médio”, avalia Costa.
Suporte completo
O CEO e fundador da FiChips Food, Hermes Bernardo, salienta que a franquia conta com um suporte completo ao seu franqueado, mesmo antes de realizar a implantação do negócio.
“Contamos com uma ferramenta de geolocalização para identificar as áreas mais promissoras para abertura de ponto, já que possibilita identificar o público, idade, renda, entre outras questões de suma importância para o negócio”, detalha o CEO.
Bernardo também ressalta que assim que implantou o serviço de delivery em todas as operações a franquia passou a contar com consultoria de um especialista em delivery para auxiliar os franqueados sobre o serviço.
“Os investidores também recebem consultoria de campo, marketing e sistema, além de treinamentos e atualizações direcionados não apenas ao franqueado, mas também a toda equipe que deverá seguir os padrões desenvolvidos pela franquia”, finaliza Hermes.