A Oral Unic, rede de clínicas odontológicas premium com mais de 90 unidades em operação pelo Brasil, inaugurou recentemente sua primeira franquia na cidade de São Paulo. A Oral Unic Santana tem mil metros quadrados, conta com centro cirúrgico, e fica na zona norte da capital paulista. O dono da unidade é o Dr. Antonio Verrastro, multifranqueado da rede, que abriu sua primeira Oral Unic em Limeira, no interior de São Paulo, e depois investiu em mais duas clínicas: Americanas e Araras, ambas no interior do estado. A Oral Unic Santana teve investimento inicial de R$ 2 milhões e vai empregar, inicialmente, 15 pessoas, chegando a 25 colaboradores no ponto de maturação. A capacidade da unidade é atender cerca de 300 pacientes por mês.
Fundada em Santa Catarina por Nadim Farid, a Oral Unic consolidou seu modelo de negócios antes de ingressar na capital paulista, onde há mais concorrência e um mercado mais competitivo. A cidade tem capacidade para abrigar 23 clínicas da Oral Unic, segundo o mapeamento feito pela franqueadora. Em 2021, mais duas unidades devem ser inauguradas em São Paulo.
Assim como a capital paulista, a cidade do Rio de Janeiro também é outra grande capital no radar da rede. A capital fluminense tem espaço para 16 unidades.
Multifranqueados já são realidade na rede
O modelo de negócios da Oral Unic tem se mostrado eficiente em vários sentidos, e uma prova disso é o fato de que 80% dos franqueados da rede possuem mais de uma unidade. “Isso demonstra confiança e satisfação do franqueado”, diz Nadim, CEO da Oral Unic. Das 100 unidades vendidas ao longo de 2020 – algumas ainda para serem inauguradas nos próximos meses -, 75 foram comercializadas dentro da própria rede, para quem já é franqueado.
Em 2020, a rede viu seu faturamento crescer 80%, alcançando a marca de R$ 370 milhões. O número de unidades abertas também saltou, de 57 em dezembro de 2019 para 93 em dezembro de 2020.
“Acredito que o resultado positivo é uma consequência do nosso modelo de negócio, que oferece um diferencial no mercado com clínicas premium”, afirma Nadim. “O paciente percebe o diferencial no atendimento, retorna para novos serviços e ainda indica a clínica para conhecidos, amigos e familiares.”
Para 2021, a meta da Oral Unic é dobrar o número de unidades abertas, chegando a dezembro com 185 clínicas em operação. A expectativa é que o faturamento fique em R$ 700 milhões.
Para alcançar seu objetivo, a rede lançou um novo modelo de franquia, chamado de Oral Unic Slim. São clínicas com aproximadamente 120 metros quadrados desenhadas para cidades com menos de 50 mil habitantes. O investimento inicial é de R$ 550 mil, contra cerca de R$ 1,2 milhão do modelo padrão.