Investir em marcas consolidadas por meio do modelo de franchising se tornou um atrativo para quem deseja empreender. Relatório do 1º trimestre da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que o setor mantém uma recuperação robusta, com crescimento de 8,8% em faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39 bi para R$ 43 bi, e +4,4% quando comparado ao período de 2020.
Neste avanço, se destacam também os modelos mais enxutos e com menor valor de investimento, como o home-based, que registra crescimento de 7,1% em 2020 para 14,8% neste ano, do total das unidades das redes pesquisadas. Essa é a aposta da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, para a ABF Franchising Expo deste ano. Além de seu formato Padrão, com investimento inicial de R$ 180 mil e faturamento anual de R$ 1 milhão, a empresa conta também com a microfranquia, um modelo home-based pensado para atuar em cidades menores mapeadas estrategicamente, com investimento inicial de R$ 14 mil e faturamento médio anual de R$ 180 mil. Com a aquisição e o período de incubação, o franqueado tem acesso completo ao software ou serviço oferecido e já pode empreender.
André Silva, gerente de Expansão da Omie, comenta que a participação da Omie na ABF Franchising Expo visa apresentar seus modelos de franquias e a captação de leads qualificados. “Não poderíamos deixar de participar da maior feira de franquias do país, ao lado de grandes empresas, parceiros, investidores e empreendedores. Explorar o segmento de franchising é desafiador, mas os dados de crescimento do setor e o avanço da Omie, que em 2021 registrou 47% no aumento de franquias em operação, nos mostra um cenário positivo. O formato de microfranquia, uma de nossas apostas para a feira, é um modelo home-based, bastante acessível, com investimento menor, mais enxuto e flexível, já que os franqueados podem trabalhar remotamente e não precisam necessariamente montar equipes, além do retorno financeiro mais rápido que os modelos tradicionais”, diz André.