A Odontolatina – rede de clínicas odontológicas com mais de 25 anos de mercado – registrou aumento de 25% no número de multifranqueados na rede e crescimento de aproximadamente 20% no faturamento na comparação com 2021.
Na visão de Faisal Ismail, cofundador e presidente da Odontolatina, ter a participação de mais multifranqueados na rede é extremamente relevante. “Considero bastante estratégico ter bons franqueados operando duas ou mais franquias na nossa rede. Afinal, acabam evoluindo para a gestão de mais unidades aqueles franqueados que realmente se dedicam às suas clínicas, adotam as boas práticas recomendadas pela franqueadora, têm bom papel de liderança e que colaboram com boas soluções para o desenvolvimento do negócio como um todo”, avalia.
Ismail também aponta um interessante movimento de franqueados multimarcas interessados na diversificação dos seus portfólios de negócios. Segundo o presidente da Odontolatina, nos últimos meses aconteceram algumas boas conversas com potenciais candidatos a abertura de clínicas da marca, que já operam outras franquias em segmentos diversos, como o de alimentação e calçados, por exemplo. “São investidores jovens, com potencial para gerir bem suas franquias e que carregam uma visão de mercado ampla. Entendo que esse perfil de franqueado costuma agregar bastante às redes e estou aberto à entrada deles no nosso negócio”, destaca o executivo.
A Odontolatina tem plano de expansão que prevê chegar a um total de 300 franquias até o final de 2024. Todo o processo é executado pela 300 Franchising, que vem se dedicando especialmente ao novo modelo de negócios da marca: a Franquia Soft. De acordo com Faisal Ismail, presidente da Odontolatina, o novo conceito tem operação enxuta, inovadora e completa, com gestão automatizada, processos comprovados e investimento a partir de R$ 29 mil. “Trata-se de uma franquia, que segue uma tendência da Odontologia atual, com clínicas a partir de apenas 25m² e somente uma cadeira odontológica. Assim, o franqueado tem um negócio com operação e gestão simplificadas, apoiadas em tecnologia de ponta, com possibilidade de faturamento de até R$ 100 mil, que permite o atendimento multidisciplinar, com ênfase em estética e a mesma qualidade encontrada nos demais modelos de negócios da marca”, detalha o executivo. O retorno do investimento acontece no período de 12 a 24 meses.
Atualmente, a Odontolatina tem unidades em operação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia. Juntas, as clínicas já atenderam mais de 2 milhões de pacientes e atingiram nível de excelência nos atendimentos comprovados pelo índice NPS (Net Promoter Score) superior a 94.