A OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, aderiu ao Pacto Global da ONU, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas com o intuito de engajar empresas na adoção de dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. A franquia, que já possui 2 mil operações vendidas em todo o Brasil, compreende que, pela importância da marca no setor de odontologia, é fundamental a elaboração de estratégias que visem a geração de valor para todos os seus stakeholders.
“Desde a fundação da OdontoCompany, temos como principal propósito a aproximação do serviço de odontologia de qualidade para todas as camadas da população, em especial as mais vulneráveis”, destaca Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany.
Por meio de seu conhecimento substancial e de sua atuação direta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a empresa identificou quatro deles para criação de estratégias de sustentabilidade, sendo: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar; ODS 5 – Igualdade de Gênero; ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e ODS 12- Consumo e Produção Sustentável. Com a adesão aprovada pela ONU, o grupo passa a fazer parte da maior rede de sustentabilidade corporativa do mundo, de forma a mitigar os impactos ambientais provenientes de suas atividades e na resolução das fragilidades sociais.
“Estamos em ritmo de crescimento acelerado e diante disso torna-se imperativo um olhar profundo para o tema da sustentabilidade. Neste momento estamos trabalhando na construção de nossa matriz de materialidade para mapear quais são os temas mais relevantes para os nossos stakeholders. Finalizada esta etapa, teremos um olhar 360º para a criação de estratégia que gere valor no médio e no longo prazo para todos. Além disso, estamos trabalhando na busca de um modelo de negócio mais sustentável, que traga propósito em serviços e que atue na geração de valor para a sociedade e com processos de governança que elevem a estrutura dos nossos negócios”, destaca Cristiana Zahr, diretora de ESG da empresa da rede.
Do ponto de vista de estratégia de governança, a empresa está em fase de finalização da criação de um canal de denúncia ética, que terá como principal objetivo a formação de um espaço para receber denúncias e possíveis inconformidades entre todos os públicos que se relacionam com a empresa diariamente.