O tempo virou para franquia de sorvete

Fundada em Araxá (SP), em 2015, a rede Shakerama Shakes e Delícias entrou para o franchising em abril de 2017 e é comandada pelo empresário Luciano Rodrigo de Souza, que possui expertise no segmento de sorveterias.

A marca oferece sorvete tradicional em massa, além de uma linha de deliciosos produtos à base de sorvete soft. São mais de 40 sabores de milk-shakes, petit gateau, açaí, entre outros produtos. A rede atua com loja física e quiosque e possui valor de investimento que varia de R$99 mil a R$230 mil, conforme o modelo de negócio. A expectativa de prazo de retorno do investimento está entre 16 a 24 meses.

Conversamos com o empresário Luciano Rodrigo de Souza para saber mais.

Mapa das Franquias: A campanha “Virada de Tempo” tem âmbito nacional? Como ela funciona em diferentes cidades, sendo que nos locais mais quentes o inverno pode atingir apenas 22 graus Celsius?

Luciano Rodrigo de Souza: Sim, a campanha tem âmbito nacional. Ela acontece em todas as nossas unidades e por ser assim, na hora de desenvolvermos toda a estratégia não podemos focar apenas no tema inverno, que remete a baixas temperaturas, e sim focar que temos um cardápio com produtos quentes que são uma opção para quando as temperaturas caem. Inclusive, para a cidade de Canavieiras (BA), onde o inverno não é rigoroso, porém quando os termômetros caem um pouco, a população já sente, até mesmo por não estarem acostumados com a sensação de friozinho.

Mapa das Franquias: Como a Copa está afetando as vendas? Os franqueados recebem algum treinamento ou orientação especial para trabalhar com o cardápio da Copa?

Luciano Rodrigo de Souza: Sobre as vendas visualizamos até então que se encontra em forma linear, já que precisamos fechar as lojas de acordo com a orientação do Sindicato e quando retornamos às vendas a movimentação se mantém estável.

Os franqueados recebem as instruções para trabalharem com o cardápio da copa, divulgando os dois produtos com nomes de times: o Brasileiro e o Russo. Por sorte, o nome escolhido está dando show, que é a Rússia, que já alcançou duas grandes vitórias nos seus jogos. Desta forma fica bacana brincar com o público.

Mapa das Franquias: E nos anos que não tem Copa, a ideia é repetir a virada? Como os franqueados podem vender bem no frio?

Luciano Rodrigo de Souza: Oferecemos todos os anos o cardápio de inverno, não repetimos o nome da campanha, mas sim aqueles produtos que foram bem aceitos pelo público. Trabalhando com estas opções o franqueado melhora a queda de venda que sofreríamos com a temperatura baixa. E para alcançar o planejado utilizamos de divulgação na mídia e venda sugestiva, ou seja, os franqueados são orientados a estarem oferecendo os produtos da campanha, até mesmo para que o cliente conheça as novidades. Com isso, conseguimos um bom resultado.

Mapas das Franquias: Como a franquia se sai em localidades mais ao sul do país, que têm temperaturas mais baixas, geadas e até neve? Qual a dica para os franqueados locais?

Luciano Rodrigo de Souza: Nossas unidades sofrem o impacto da mesma maneira nas regiões geográficas que se localizam. A dica é trabalhar bem a divulgação da campanha e a venda sugestiva, lembrando que as pessoas destas regiões estão acostumadas com estas quedas de temperaturas e precisam apenas de um incentivo para o consumo.

Mapas das Franquias: Qual o perfil ideal do franqueado?

Luciano Rodrigo de Souza: O perfil necessário para franqueado é: Ter identificação com a marca e o conceito do negócio; Ter disponibilidade de tempo integral para estar na operação ou nomear um gestor que tenha; Seguir a padronização dos procedimentos; Ser dedicado e comprometido; Ser dinâmico e ter liderança; Ser organizado, criativo e ter disciplina; Ter postura ética e espírito de parceria; Ser persistente para atingir objetivos; Ter capacidade de investimento.

Mapas das Franquias: Quais os planos e estratégias para crescer ainda mais em 2018?

Luciano Rodrigo de Souza: Trabalhar e seguir acreditando em um aquecimento da economia, pois o que notamos é que o mercado está um pouco inseguro com o que pode acontecer no país e aguardam uma tomada de rumo certa para que possam ter segurança em fazer investimentos aplicando suas reservas de capital. A rede projeta crescimento para este ano de cinco novas unidades, totalizando oito franquias em operação e alcançar R$2.500 milhões no faturamento.