O setor de tecnologia educacional, conhecido como EdTech, tem se consolidado como uma das apostas mais promissoras do mercado brasileiro. De acordo com o levantamento mais recente do IMARC Group, o mercado de EdTech no Brasil movimentou US$ 5,41 bilhões em 2024 e deve triplicar até 2033, alcançando US$ 14,64 bilhões, um crescimento médio anual de 11,7%. O avanço é impulsionado pela maior conectividade digital, pelo acesso ampliado de internet e pelo interesse crescente em modelos de aprendizagem remota e personalizada.
O termo, derivado da junção de “education” (educação) e “technology” (tecnologia), se refere a empresas que utilizam ferramentas digitais para transformar a forma como pessoas aprendem, ensinam e gerenciam o conhecimento, como a Spaceclass, rede de franquias especializada em soluções de ensino de idiomas, criada em 2022, já nesse formato. A combinação entre educação e inovação tem atraído tanto empreendedores quanto investidores. Startups e redes de franquias 100% digitais surgem com propostas que vão desde plataformas personalizadas até ferramentas de capacitação profissional corporativa, aproveitando o novo comportamento do consumidor que busca autonomia, flexibilidade e aprendizagem contínua.
“Estamos diante de uma mudança cultural: o mundo inteiro já percebeu que se preparar, aprendendo e praticando, de forma online não é uma alternativa, mas uma necessidade competitiva. Agora, pensando como um modelo de negócio, quem pretende investir numa franquia também sabe que um modelo 100% digital permite crescer sem barreiras geográficas, oferecendo padronização e qualidade, sem precisar assumir custos fixos desnecessários, além de acompanhar a forma como as pessoas já se relacionam com tecnologia e educação no dia a dia”, destaca Raphael Brito, CEO da Spaceclass.
Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial e análise de dados, o ecossistema de EdTechs promete continuar crescendo, não apenas como um negócio lucrativo, mas como um motor de transformação social, conectando aprendizado, inovação e oportunidades em todo o país.
“Empreender através de uma rede de franquias digital é construir liberdade de tempo, de espaço e de resultados. É um investimento que nunca se desvaloriza, tem recorrência, periodicidade, e quando falamos de idiomas, atingimos um público diverso muito amplo”, explica o CEO.






