Um máster franqueado recebe direitos para uma região mais ampla do que aquela de uma franquia tradicional. Além disso, está apto a vender franquias e abrir pontos de vendas. Ou seja, ele transmite know-how a expande o alcance dos produtos e serviços de determinada marca.
Por isso, para se tornar um máster franqueado, não basta o empreendedor se identificar com a franquia como um franqueado. É preciso também ter o perfil de franqueador, alguém que siga e implemente o padrão da operação. Acima de tudo, este máster precisa ter total engajamento com os resultados da rede.
Uma grande responsabilidade também traz benefício para o máster franqueado, que irá receber royalties relativos a seu ponto de venda e dos franqueados sob sua rede.
Atuando como sub-franqueadora
Hoje existem redes de empresas brasileiras que exportam seus conceitos para outros países, mas não são poucas as franqueadoras estrangeiras que vêm ao país em busca de um máster franqueado.
Um máster franqueado deve, antes de tudo, operar sua própria unidade para acumular experiência na operação, comprovar os resultados financeiros do negócio, conhecer os consumidores e se estabelecer como a unidade de treinamento em sua área de atuação.
Esse parceiro, além de conhecer bem o funcionamento da franquia, deve conhecer o mercado, a cultura, os hábitos locais, o potencial de consumo do território, além de saber fazer as adaptações que porventura sejam necessárias para atuar nessa área.
Especialistas alertam, porém, que, caso seja necessário adaptar demais o produto ou serviço para determinado mercado, o custo de ter uma máster franquia não compensa.
Cabe à franqueadora e ao máster franqueado a elaboração de um planejamento estratégico de crescimento, levando em conta as dimensões e peculiaridades do território.
Você está preparado para ser um máster franqueado?
O processo de seleção de um máster franqueado é ainda mais rigoroso do que o de um franqueado convencional e busca qualidades adicionais no empreendedor.
Mas você pode descobrir antecipadamente se atende a alguns dos pré-requisitos para assumir essa posição numa rede de franquias. Confira os itens seguir:
– Você lida bem com risco? Lembre-se: você irá implementar um negócio que nunca foi testado no país;
– Você tem o capital necessário? Além do investimento inicial, será necessário arcar com taxas de implantação, tanto para unidades próprias, quanto para unidades franqueadas;
– Você fala bem inglês ou a língua nativa da franquia? “Embromation” não resolve. Para atuar nesse nível de responsabilidade, o máster tem que saber ler, ouvir e falar no ritmo acelerado do dia a dia da operação, sem hesitações;
– Você pensa grande? Já pensou nas dimensões de uma operação de vendas complexa? E na instalação de franquias por todo uma região ou até mesmo pelo país inteiro?;
– Você sabe motivar pessoas? E vender conceitos, números e perspectivas de resultados futuros? Essas são algumas das atribuições necessárias para fazer com que outras pessoas invistam no negócio.
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