O melhor de dois mundos

O dilema não é incomum: uma pessoa está interessada em se tornar franqueada de alguma rede, mas ao mesmo tempo, deseja ter a segurança de uma fonte de renda constante. Como conciliar essas atividades, ser operador de franquia de um lado, empregado do outro? 

Bem, em primeiro lugar, é preciso escolher a franquia certa. Qualquer coisa que exija a presença física constante do dono já deve ser descartada. Se não for possível, por exemplo, delegar parte da gestão, esqueça.

Especialistas, porém, alertam que, antes de optar por qualquer tipo de delegação, é importante avisar antecipadamente a franqueadora. Isso porque existe o risco de um sonoro “não”: a exigência costuma ser de dedicação integral. Mas nem sempre. 

Você pode ter um gerente, por exemplo, para tocar a operação no dia a dia. Mesmo assim, você deverá dedicar de 10 a 15 horas semanais ao negócio. Lembre-se: o proprietário é responsável pelas métricas de sucesso do negócio, bem como por gerir o marketing e a publicidade e, claro, por cuidar das finanças. 

É claro que a tecnologia será muito bem vinda, já que você não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas quer trabalhar como se estivesse. Seu celular com acesso a internet é a chave para fazer essa “mágica”. Mantenha-o sempre ao alcance da mão e prepare-se para resolver questões de trabalho no trânsito, durante o fim de semana, etc. 

Acima de tudo, é importante que você tenha afinidade com a franquia escolhida e crie mecanismos para monitorar resultados, mesmo a distância. 

E o meu emprego? 

Você já leu seu contrato de trabalho? É importante saber se existe alguma cláusula que o impeça de ter um negócio em paralelo. O que às vezes pode ser contornado com uma boa conversa com seu chefe e/ou com o RH da empresa em que você trabalha. 

Se seu contrato não apresenta qualquer restrição, talvez nem valha a pena falar de sua franquia com seu chefe. Cabe a você dosar o grau de afinidade que há entre vocês e avaliar se vale a pena abordar o assunto. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!