Grandes metrópoles como São Paulo têm observado uma mudança em relação aos formatos de moradia. Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), mostra que em São Paulo, as pessoas vivem um movimento de migração interno, deixando as residências de maior porte para apartamentos pequenos, motivados pelo custo, famílias menores e mudanças comportamentais. Na cidade, 76% dos lançamentos têm até 45 m². O levantamento mostra que a metragem média das unidades de até um dormitório na cidade caiu 40% em dez anos, de 46,1 m² para 27,5 m² em 2021. E segundo dados do Quinto Andar, de 2012 até 2021, o crescimento na busca por apartamentos menores, de até 30 m², conhecidos como studio, foi de 19,58%.
Esses espaços mais compactos, demandam conveniência que otimizam o tempo e a rotina dos residentes. A presença de um minimercado autônomo dentro do próprio condomínio, por exemplo, oferece facilidade de acesso a itens essenciais sem que o morador precise sair do prédio, algo extremamente valioso para quem tem um estilo de vida corrido e valoriza a praticidade. “Além de encontrar dentro do próprio condomínio um mix de itens personalizados como laticínios, pães, bolos, produtos de limpeza e higiene pessoal, e até de bebidas, o morador ainda tem uma série de ganhos, como economia de tempo, dinheiro e segurança, já que evita o trânsito, gasto de combustível, busca por vaga de estacionamento, além das longas filas de espera”, avalia Eduardo Córdova, sócio-fundador e CEO do market4u, rede de mercados autônomos que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de atendentes em condomínios comerciais e residenciais.
Com mais de 2 mil pontos de experiência em todo o Brasil, o market4u oferece uma operação totalmente automatizada. “Nosso objetivo, além de facilitar a vida dos moradores, é o de agregar valor ao empreendimento por meio da instalação de um mercado autônomo, atraindo potenciais compradores ou locatários que buscam maior comodidade em seu local de moradia”, comenta o executivo.
A marca, que atua no formato de franquia para expansão do negócio, já alcançou 2200 unidades em operação em apenas quatro anos. Hoje, são mais de 600 franqueados com presença em 204 cidades brasileiras, sendo que 55% da operação de toda a rede está no estado de São Paulo. Para atender melhor os franqueados que abastecem os minimercados, em abril de 2023, o market4u inaugurou um centro de distribuição em Osasco com mais de 600m² de estrutura para atender 480 pontos de vendas situados na capital e no ABC paulista.
Para Córdova, com a crescente valorização de imóveis que oferecem facilidade, o market4u se posiciona como uma solução estratégica para incorporadoras e administradoras. “Nós sabemos que o segredo do sucesso é proporcionar uma ótima experiência para o consumidor final, levando comodidade e praticidade, por isso, oferecemos soluções completas, como aplicativo próprio que visa a experiência unificada do usuário, oferecendo promoções exclusivas baseadas no perfil desse cliente”, finaliza o CEO.