Nova dinâmica dos lares brasileiros impulsiona a demanda por diaristas

Mudanças no perfil das famílias, aumento da jornada de trabalho e profissionalização do setor sustentam o crescimento da Maria Brasileira

O mercado de serviços domésticos vive um momento de forte expansão no Brasil, impulsionado por mudanças no estilo de vida, maior valorização do tempo e busca por soluções práticas no cotidiano. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento de Limpeza e Conservação registrou alta de 14,5% no terceiro trimestre de 2025. Entre os fatores que explicam esse avanço estão a transformação do perfil habitacional, especialmente nas grandes cidades, com imóveis mais compactos, a escassez de mão de obra e a crescente preferência dos consumidores por serviços especializados, recorrentes e com padrão de qualidade mais elevado.

Ainda segundo o levantamento da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2025, a contratação de diaristas deixou de ser pontual e passou a fazer parte da rotina dos brasileiros. De acordo com a instituição, o trabalho doméstico emprega cerca de 5,9 milhões de pessoas no país e atravessa um processo de reorganização e formalização, abrindo espaço para empresas que atuam como intermediadoras qualificadas, oferecendo mais segurança, padronização, seleção criteriosa das profissionais e facilidade no agendamento dos serviços.

Dentro desse contexto, a Maria Brasileira, rede de franquias de serviços residenciais e empresariais, se consolida como um dos principais cases do mercado de serviços no Brasil. Criada com o propósito de facilitar a vida das pessoas, a empresa estruturou um modelo de negócio que equilibra eficiência operacional, cuidado humano e padronização de processos. Hoje, a rede soma 525 unidades franqueadas, com presença em todos os estados brasileiros, e realizou mais de 1 milhão de atendimentos no ano passado.

A expertise da marca está diretamente ligada à atenção dedicada às duas pontas do negócio, clientes e profissionais parceiros, sempre buscando facilitar e transformar a vida das pessoas e ambiente, com qualidade nos serviços, além de preparar os franqueados que estão a frente das operações, para gerir todas as demandas e garantir a padronização da marca

“Nosso modelo nasceu não apenas para oferecer praticidade ao cliente, mas também para valorizar quem executa o serviço. Acreditamos que essa combinação é o que sustenta o crescimento da empresa no setor”, destaca Felipe Buranello, CEO da Maria Brasileira.

Ao transformar uma necessidade cotidiana em um serviço estruturado e profissionalizado, a Maria Brasileira exemplifica a maturidade de um mercado que deixa a informalidade para trás e passa a operar com escala, processos e visão estratégica. “Nosso compromisso com a qualidade do atendimento, a geração de oportunidades para profissionais de limpeza e franqueados e a busca por crescimento sustentável, colocam a rede em posição de destaque no mercado de serviços domésticos, acompanhando e ajudando a moldar a evolução do comportamento do consumidor brasileiro, que cada vez mais valoriza praticidade, relacionamento próximo, confiança e eficiência no dia a dia”, finaliza o CEO da rede.