No mês da prevenção à cegueira, a Olhar Certo, rede de clínicas oftalmológicas que se tornou em pouco tempo referência em saúde ocular, lança campanha com dois pacotes especiais de exames: para Glaucoma, Campo visual, Paquimetria, Retinografia ou Tomografia de Coerência Óptica; para Retina, Mapeamento de retina, Retinografia ou Tomografia de Coerência Óptica (OCT), ambos com valores acessíveis. Além disso, a rede atua com atendimentos de convênios e com pagamento via cartão crédito próprio, o que tem garantido o acesso à saúde ocular e facilitado a realização de cirurgias parceladas em até 24 vezes.
A ação que vai até o dia 30, acontece nas nove clínicas espalhadas no estado de São Paulo, localizadas na região da Bela Vista, Guarulhos, Jardim Iguatemi, Lapa, Parque Regina, Santana, Saúde, Tatuapé, e, fora da capital, em São José dos Campos, município brasileiro no interior paulista.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil há cerca de 1,2 milhão de cegos, sendo que mais de 60% dos casos poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente. “O ‘Abril Marrom’ é um alerta para a prevenção de doenças que causam a cegueira, seja ela reversível ou não, como a Catarata, Retinopatia Diabética e Glaucoma, e a Olhar Certo não poderia ficar de fora e de contribuir de alguma forma para com a saúde ocular da população”, conta Dr. Fernando Drudi, sócio da rede e cirurgião de catarata e retina, um dos maiores médicos da rede com mais de 30 mil procedimentos realizado
Glaucoma, Catarata e Doenças da Retina são as principais vilãs
O Glaucoma surge quando o nervo óptico (uma espécie de fio telefônico com mais de um milhão de fibras) começa a apresentar danos. A informação deixa de percorrer de forma correta o trajeto entre o olho e o cérebro. De maneira gradual, lenta e imperceptível, surgem “pontos cegos”, que só serão percebidos depois de um dano considerável. Quando todo o nervo é destruído, ocorre a cegueira, que é caracterizada por danos no nervo ótico que podem levar à perda total de visão devido ao aumento da pressão intraocular (PIO). A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 1 a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que causa cegueira irreversível.
No caso Catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência (opacidade) do cristalino (lente localizada atrás da íris), a catarata pode ser classificada como secundária ou Senil. A catarata secundária pode estar relacionada a inúmeros fatores, tanto oculares quanto problemas sistêmicos; a catarata senil ocorre devido ao envelhecimento natural do cristalino. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior acometimento na população acima de 50 anos.
As alterações na retina, são extremamente delicadas já que podem apresentar risco de perda parcial e até total da visão – dependendo da região afetada, como por exemplo deslocamento da retina, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ou até mesmo a Retinopatia Diabética que atingem os das pessoas que possuem diabetes. A retina nada mais é do que uma das membranas do segmento posterior do olho, que tem como função transformar o estímulo luminoso em um estímulo nervoso enviado ao cérebro para que assim as imagens sejam formadas.
“O acesso a tratamentos de qualidade é um grande desafio no Brasil e este é um dos nossos propósitos na Olhar Certo”, conclui o Oftalmologista.