No Brasil, tanto as microempresas (aquelas com receita anual igual ou inferior a R$ 360 mil) quanto as empresas de pequeno porte (as que possuem receita anual superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 4,8 milhões), são responsáveis por 52% dos empregos gerados e por 40% da massa salarial.
Nada mais justo do que dedicar um dia – 5 de outubro – para homenagear aqueles que, segundo dados do Sebrae, formam a base da nossa economia e representam 98% do universo empresarial do país, além de responderem por 27% de tudo o que é produzido por aqui.
Neste contexto, alguns empreendedores que investiram no mercado de franquias falam um pouco de como conseguiram se sobressair e faturar acima da média.
Há quase 7 anos à frente de uma unidade da Brasileirinho Delivery, rede pioneira no conceito de entrega de refeições da culinária brasileira em caixinha, o contador Gilberto Favero não imaginava onde poderia chegar com o investimento. “Me aprofundei e pesquisei mais sobre a rede, pois estava me desfazendo de outro negócio e procurava algo novo. O timing foi muito decisivo na opção”, afirma ele.
Morador de Maringá, Gilberto acredita que o modelo do negócio, além do pioneirismo em servir comida brasileira no box, fazem com que a rede se sobressaia diante da concorrência. Já com uma boa bagagem na área, define a sua unidade como “extremamente saudável” e acredita que o seu sucesso nas vendas se deva à preocupação em utilizar insumos de qualidade, mesmo nas fases menos favoráveis.
Além disso, segundo ele, contribuem para o seu sucesso a qualidade no atendimento e a rapidez na entrega. A sua unidade vende hoje, em média, 250 boxes por dia e responde, ao ser perguntado sobre os planos para 2023: “Sempre almejo um aumento de 20% no faturamento em relação ao ano anterior”.
Já Valdinei Fernandes, dono de uma unidade em Osasco desde 2017, acredita que a marca fala por si e que o seu sucesso nas vendas é fruto da assessoria que o marketing da rede fornece, além de todo suporte prestado pela franqueadora. Com 9 funcionários fixos e um prestador de serviço na equipe, a sua unidade vende cerca de 130 boxes por dia. Para ele, os diferenciais do Brasileirinho Delivery em relação às demais redes de franquias são a responsabilidade e o compromisso com os envolvidos, sejam eles franqueados ou clientes.
Com pratos variados e opções que vão desde o tradicional até massas, yakisobas e veganos, o Brasileirinho Delivery atende aos mais variados públicos e gostos, com tamanhos de boxes individuais e grandes. Segundo a rede, a média de faturamento mensal por unidade franqueada é de R$125 mil, mas existem casos de faturamento de até R$250 mil mensais.
Para ser um franqueado Brasileirinho Delivery, a rede busca empreendedores com formação acadêmica completa na área de administração de empresas ou com vivência em gastronomia. É importante, também, que tenham disponibilidade para acompanhar de perto a rotina da unidade franqueada e que tenham disciplina em seguir as estratégias e padrões da marca.