Segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,5 milhões de brasileiros complementam sua renda sem sair de casa. Trabalhar home office é cada vez mais comum, inclusive no mercado de franquias. Na Caricanecas, por exemplo, já são mais de 600 franqueados que dedicam tempo para conquistar clientes e realizar vendas, tudo sem sair de casa. De acordo com o fundador da marca, Wdson Sandenys, mais conhecido como Dinho, para empreender de casa e ter sucesso no negócio, é preciso ter estratégias de venda, conhecimentos de vendas e de público, saber como falar e apresentar o seu produto, entre outras táticas. As habilidades tornam-se ainda mais importantes em tempos de pandemia. O empresário conta que mesmo já possuindo métodos e processos para auxiliar nas vendas dos franqueados, precisou se adaptar às novas exigências do mercado e criar técnicas especiais para vender durante a quarentena. “Preparamos aulas e materiais específicos de como os franqueados deveriam agir para conseguir vender durante a crise. Além disso, contamos com gerentes de sucesso que atendem eles e os ajudam a obter bons resultados”, explica o empresário.
Com um aumento de vendas de 133% nos últimos meses, Dinho acredita que, além de toda estratégia, o diferencial para o sucesso é o produto oferecido. “As canecas com caricaturas possuem um apelo emocional muito forte, uma vez que elas são um ótimo presente para recordar um momento e um relacionamento através da arte. Muita gente deseja dar uma lembrança para uma pessoa especial que não pode encontrar pessoalmente nesse momento e escolhem algo com significado e não apenas um objeto qualquer”, explica Dinho.
ALINHE EXPECTATIVAS
Acostumados a trabalhar dentro de casa e ter a maioria das suas vendas originadas pela internet, durante a pandemia foi preciso uma adaptação e adequação ao novo cenário, agindo estrategicamente para obter um saldo positivo nas vendas. Segundo a franqueada Elizangela Costa Bayer, de 44 anos, o segredo para conseguir vender bem sem sair de casa e em tempos de crise, é certificar-se que o cliente compreenda o trabalho, produto e serviço, além, claro, de um bom atendimento. “O atendimento individual, sondando e compreendendo a expectativa do cliente, também é um diferencial para conseguir agradar em cheio na entrega do produto final. Isso ajuda muito na divulgação, até porque, normalmente a minha clientela vem das indicações de outros clientes que receberam sua encomenda”, explica a empresária.
FAÇA PARCERIAS
Além disso, Elizangela também revela que uma boa tática é procurar fazer parcerias com outras empresas. “Presenteei e fechei parceria com empresários de vários segmentos, como eventos, fotografia, gráficas, doceiras, entre outros. O que ajuda na divulgação do meu trabalho”, recomenda.
SEJA CRIATIVO
O franqueado Gabriel Valle, de 25 anos, conta que com tanta gente vendendo através de plataformas online nesse período de pandemia, é preciso buscar inspirações e ter muita criatividade para trazer inovação em seu trabalho. “É legal deixar a sua página diferenciada e super interessante para conquistar clientes. Para isso, busco trazer anúncios, promoções e novidades em meus produtos sempre”, indica Gabriel. E conta que, assim como uma loja física, para vender online, principalmente através das redes sociais, é preciso fazer com que a sua página seja a sua vitrine. “É muito importante que em sua rede social, o cliente entenda o seu produto e seu trabalho de forma clara, além de deixar tudo de forma atrativa para eles”, indica.
MODELO DE NEGÓCIO HOME OFFICE
Com modelo de negócio home based, a Caricanecas conta com mais de 600 franquias. Com o baixo custo de investimento para adquirir uma franquia da marca, em torno de R$ 9 mil, o negócio dá a oportunidade de empreender sem preocupações de gastos com instalações e funcionários, além de um retorno financeiro bastante atrativo, que pode inclusive ser um complemento de renda. Desde o início da pandemia, a marca já vendeu mais de 220 unidades, onde o fundador conta que o sucesso de vendas está ligado com a possibilidade de trabalhar dentro de casa.
“Poder trabalhar dentro de casa se tornou o grande diferencial do momento. É uma maneira de evitar exposição ao Covid-19, cuidar mais da casa e da família, ter flexibilidade de horários para realizar as atividades pessoais e ainda conseguir exercer o seu trabalho através de um negócio próprio que tem um bom retorno financeiro”, finaliza Dinho.