O NANICA – rede de um produto único, especializada em banoffees – estreia na ABF Expo Franchising 2022. Fundada em 2018, em São Paulo, numa discreta portinha da Rua Augusta, a doceria cresceu de forma orgânica e tornou-se referência nacional quando o assunto é a torta de origem inglesa.
Atualmente, conta com 13 unidades distribuídas em quatro estados/capitais: nove em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma no Paraná e uma em Minas Gerais. Em julho, chegará ao Mato Grosso do Sul.
Há seis meses, a marca de monoproduto faz parte da holding e private equity SMZTO. Para 2022, os novos sócios esperam alcançar 40 unidades e faturamento de R$ 30 milhões. E, ao longo de cinco anos, chegar a 150 lojas e faturamento superior a R$100 milhões.
Origem
O NANICA surgiu do sonho de dois amigos de faculdade, os curitibanos empreendedores Leonardo Macedo e Tito Barcellos. Criado com um investimento inicial de R$ 15 mil pela dupla formada em gastronomia, ganhou como sócio o ator e cantor Tiago Abravanel, que de fã passou também a embaixador da marca.
Sobremesa mais pedida em São Paulo
A combinação é doce, simples e saborosa: banana, creme e caramelo sobre massa de biscoito. De origem inglesa, popularizada no Brasil em Curitiba, a torta Banoffee é a protagonista da doceria NANICA. Se a ideia inicial era especializar-se na receita tradicional, a rede conta hoje com seis versões autorais criadas pelos sócios fundadores Leo e Tito.
Além do carro-chefe com banana nanica, doce de leite caseiro e chantilly com cacau polvilhado sobre a leve massa de bolacha ao leite, o cardápio explora as receitas exclusivas de Nutella (massa de bolacha ao leite, Nutella, banana-nanica, chantilly com leite em pó polvilhado), Monoffee (massa de bolacha preta, leite condensado cremoso, morango, chantilly e suspiro), Uvoffee (massa de bolacha, leite condensado cremoso, uva verde, chantilly e amêndoas tostadas), Churroffee (massa de bolacha ao leite, leite condensado cremoso de churros, banana, chantily e cereal de churros) e Mineiro de Botas (massa de bolacha ao leite, goiabada cascão, banana, chantilly de queijo e calda de goiabada).
As tortas são vendidas em fatias ou inteiras, com uma média de 10 a 12 pedaços. Além de poderem ser consumidas na loja, também são entregues pela Rappi – a parceria com o aplicativo de delivery levou a marca a assumir o posto de sobremesa mais pedida da cidade de São Paulo – e Ifood.