A Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceira com a consultoria Galunion, realizou em agosto deste ano uma edição especial da Pesquisa de Food Service. O estudo mostrou que o delivery dobrou sua participação no faturamento das redes de franquias de alimentação, passando de 18% para 36%. Dentre os diversos motivos pelo destaque do delivery, outro ponto mostrado é o crescimento das cozinhas virtuais, as chamadas Dark Kitchens.
O levantamento aponta que 45% dos entrevistados acreditam que o segmento de Dark Kitchen seja a principal alternativa para expansão. A modalidade que apareceu timidamente no país, se destacou durante o período de isolamento social. A capixaba N1 Chicken é uma das empresas que já nasceu com esse conceito. Fundada em 2017 por cinco jovens empreendedores, marca brasileira, mesmo com nomeação em inglês, a rede se apoia em três pilares: criatividade, colaboração e simplicidade.
Como o próprio nome diz, seu carro chefe é a produção de frango frito crocante, que é preparado com tempero secreto. “Passamos um ano testando as combinações até chegar no equilíbrio perfeito. Nosso tempero é tão secreto que apenas dois dos cinco sócios possuem a receita”, comenta Rafael Matos, sócio da rede.
Para o empresário o conceito dark kitchen é vantajoso por diversos motivos. “Quando uma empresa é direcionada exclusivamente para o delivery, é possível aumentar a produtividade da equipe e os resultados, pois não há foco em atendimento local, e isso também reduz custos no investimento inicial e operacional, por exemplo. Além disso, também há a possibilidade de se trabalhar mais de uma marca na mesma cozinha”, comenta.
A prova disso é que durante o período de isolamento social, a rede viu seu faturamento crescer 60%. “Desde a primeira semana que foi aconselhado a quarentena, nossas vendas cresceram consideravelmente”, estima. Só no último mês de agosto, foram comercializadas 26 novas unidades da rede.
O crescimento constante da rede mostra como o setor é sólido para investidores. No início de 2019, o N1 possuía apenas 23 unidades comercializadas e terminou o ano com 104 novas unidades e o faturamento atingiu os R$ 18 milhões. Além da forte expansão no Brasil, a marca também deu início a internacionalização da rede. Para se adquirir uma unidade é preciso um investimento de até R$ 119 mil e o faturamento médio mensal é de R$ 70 mil.
Hoje a marca que possui 193 unidades comercializadas, 87 em operação no Brasil e 1 em Portugal, comemora a marca de 120.600 combos de frango frito comercializado mensalmente com o ticket médio de R$ 50 reais. “Passamos anos testando o tempero perfeito para nosso produto, é gratificante ver esse crescimento rápido da rede. Desde o início do projeto já sabíamos que seria um sucesso, com a maior procura de delivery, nossas vendas cresceram consideravelmente”, finaliza Rafael.