A presença das mulheres a frente de um negócio tem aumentado a cada ano e a pandemia acabou dando um empurrãozinho para esse público abrir o próprio negócio. Muitos dos casos, devido ao número crescente de demissões nesse período.
Dados da Rede de Mulheres Empreendedoras revelam crescimento de 40% este ano ao público feminino donas do próprio negócio. A faixa etária de 22 a 35 anos corresponde a 54% das mulheres que decidiram abrir uma nova empresa ou investir em negócios voltados a serviços, principalmente alimentação, beleza, estética e moda.
Estudos da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, apontou que 24 milhões de mulheres eram donas dos seus negócios.
Tida por muitos anos como sexo frágil, a mudança do comportamento feminino frente aos negócios vem mudando e conquistando espaço, inclusive, em cargos de liderança.
De volta ao mercado de trabalho
Fernanda Melo Cornacioni, de 32 anos, nos últimos anos se dedicou exclusivamente à maternidade para acompanhar mais de perto a criação dos dois filhos. Porém, em busca de uma realização profissional, a jovem optou por voltar ao mercado de trabalho através do franchising, mas desta vez sendo a própria patroa. Ela contará com a parceria do esposo e sócio, Nicolas Cornacioni, 35 anos, engenheiro agrônomo, para auxiliar no novo empreendimento.
O negócio escolhido por Fernanda foi a franquia MyLash Extensão de Cílios. A inauguração ocorreu dia 07 de outubro em Dourados, primeira unidade da marca no estado do Mato Grosso do Sul.
Com mercado atuante no eixo Rio-SP, a MyLash acredita que a unidade sul-mato-grossense irá trazer grande visibilidade para os negócios, principalmente por ser uma “vitrine” para aqueles que ainda não conhecem o modelo de negócio proposto pela franquia.
Técnica internacional
A MyLash é pioneira no Brasil com a técnica internacional de extensão de cílios volume russo. A técnica é a aplicação de cílios artificiais sobre os cílios naturais, acoplados com um adesivo de base média, que faz com que as extensões sejam duradouras e seguras quando feitos com uma profissional habilitada e capacitada.
Foi esse trabalho diferenciado da franquia que despertou o interesse da Fernanda em optar pelo negócio em um segmento que vem crescendo rapidamente. A empreendedora está muito confiante com o empreendimento. Ela conta que em curto prazo espera alcançar o faturamento entre R$ 15 mil a R$ 18 mil por mês podendo atingir até mesmo R$ 80 mil mensal, a longo prazo.
Franchising em Mato Grosso do Sul
A cidade de Dourados (localizada a 233 km da capital Campo Grande) possui população estimada em mais de 227 mil habitantes, segundo o IBGE. O município é considerado um importante polo regional de serviços e agropecuária para toda a região de 38 municípios que abriga uma população de cerca de um milhão de pessoas, incluindo parte do Paraguai, o que o confere o título de Portal do Mercosul.
Segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o número de unidades franqueadas no estado do Mato Grosso do Sul cresceu 6,5% em 2020, com 2.446 unidades, enquanto que em 2019 esse número era de 2.297.
Mesmo diante da crise econômica, a pandemia fez com que o faturamento do setor repetisse os resultados de 2019. O estado atingiu faturamento de R$ 2,452 bilhões no ano passado, puxado pela alta de 114% nos ganhos das empresas que atuam no segmento de comunicação, informática e eletrônicos, que juntas ganharam R$ 149 milhões em 2020, no estado sul-mato-grossense.
Especialistas apontam uma série de vantagens para se investir em uma franquia, entre elas, começar a empreender contando com a credibilidade de um nome ou marca já consolidada no mercado; suporte da franqueadora; plano de negócios; melhor planejamento de custos; economia em escala, entre outros.