Mundo Verde aposta em marca própria para aumentar faturamento em 2015

Em tempos que a busca por uma vida mais saudável torna-se cada vez mais frequente, a rede de franquias Mundo Verde fechou o ano de 2014 com faturamento de R$ 400 milhões – rescimento de 33% perante 2013. Para 2015, a rede aposta em resultados promissores e anunciou, recentemente, uam nova estratégia de mercado: a venda de produtos de marca própria.

Apesar de evitar falar em números de investimentos, o presidente da rede Carlos Wizard conta que a nova estratégia reduziu em até dois dígitos o custo com os produtos que passarão a ser comercializados com a marca Mundo Verde. São mais de 80 itens até o momento que devem colaborar com a meta da empresa de alavancar a receita em 35%, o que passa também pela implementação de um Centro de Distribuição exclusivo, localizado na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo e o lançamento de um aplicativo mobile para interação e oferecimento de serviços aos clientes.

Em entrevista ao Mapa das Franquias, Wizard contou um pouco mais sobre a nova fase da Mundo Verde e as estratégias para os próximos anos. Confira:

Mapa das Franquias: A ideia de trabalhar com produtos próprios era um plano antigo? Como e quando surgiu?
Carlos Wizard: A rede vem investindo nesse projeto desde 2009. Na ocasião, em uma pesquisa realizada junto aos consumidores, foi constatado que eles já acreditavam adquirir produtos de marca própria. Em 2012, a rede finalmente lançou a linha Mundo Verde Seleção. A ideia de oferecer aos consumidores produtos cada vez mais chancelados com a qualidade e a credibilidade do Mundo Verde aumentou a nossa penetração. O primeiro item da marca Mundo Verde Seleção foi a Spirulina Pacífica Havaiana. O sucesso em vendas do produto e seu caráter inovador abriram portas para o lançamento de novos itens assinados pela empresa, que apostou no desenvolvimento de produtos com extremo valor agregado. Hoje, a rede já soma mais de 84 produtos da marca própria.

Mapa das Franquias: Como foi o estudo e a pesquisa para implementar essa linha de produtos próprios? Quanto tempo levou entre a ideia e a implementação?
Carlos Wizard: Todo o processo de criação foi acompanhado pelas nutricionistas da rede Mundo Verde, desde a escolha dos produtos às suas informações técnicas, buscando sempre agregar valor aos itens de marca própria. Além disso, elegemos parceiros com excelência no processo de desenvolvimento de produtos e qualidade reconhecida dentro do mercado brasileiro. Essa nova vertente da rede será importante para a consolidação do Mundo Verde no mercado de saudabilidade.

Mapa das Franquias: Qual foi o investimento para começar uma linha de produtos próprios?
Carlos Wizard: Não divulgamos investimentos.

Mapa das Franquias: Com a nova estratégia a Mundo Verde diminui custos. De quanto foi essa economia?
Carlos Wizard: O setor de varejo opera com margens muito justas. Qualquer ganho em termos de redução de custos é significativa. Embora haja uma variação em relação a cada produto, posso antecipar que a redução de preços ficou na casa de dois dígitos.

Mapa das Franquias: Os produtos de linha própria possuem preços mais competitivos, acredito. Isso tem ajudado a aumentar as vendas? Quão mais baratos são esses produtos?
Carlos Wizard: Sem dúvida. Até pouco tempo, marcas próprias eram itens com menor qualidade e os consumidores só optavam por comprá-los devido ao preço acessível. Hoje, esse cenário mudou bastante e os varejistas têm priorizado a qualidade, como é o nosso caso. O valor médio da maior parte deles é 10% se comparado ao líder da categoria.

Mapa das Franquias: Como tem sido a resposta dos clientes? O perfil é o mesmo dos que compram os demais produtos da Mundo Verde?
Carlos Wizard: A resposta tem sido excelente. Sabemos que o consumo constante depende da qualidade dos produtos, associada ao atendimento especializado, fatores que promovem uma experiência única. Os consumidores de nossas lojas, produtos e segmentos, são fiéis. Nossa maior preocupação não é com a primeira compra, mas com a recompra, ou seja, miramos na fidelização de nossos clientes.

Mapa das Franquias: Há planos de vender os produtos Mundo Verde fora da rede Mundo Verde?
Carlos Wizard: Não, os produtos possuem venda exclusiva nas lojas da rede em todo o Brasil.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito