O empreendedorismo no Brasil tem atraído cada vez mais jovens. Um levantamento do Sebrae, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), revela que, na última década, o número de empreendedores com idade entre 18 e 29 anos aumentou 23% no país. Esse crescimento reflete a busca por autonomia financeira, inovação e novas oportunidades no mercado. Um exemplo desse movimento é Otavio de Souza, de 27 anos, que largou o trabalho CLT para se tornar um franqueado multi marcas.
Otavio, que já possui uma franquia de bolos, inaugurou a da Itália no Box em janeiro e a abertura superou expectativas, com um faturamento acima do previsto para o primeiro dia de operação. Ele conta que decidiu investir na marca pela segurança e suporte oferecidos em processos como armazenamento, manipulação de matéria-prima e gestão administrativa. “A Itália no Box é sinônimo de excelência em todos os sentidos. O conceito de massas em caixinhas é simples, mas inovador, e vi uma oportunidade de negócio única para Ribeirão Preto”, relata.
Ele considera que um dos maiores desafios no empreendedorismo é a gestão de pessoas, mas seu esforço trouxe recompensas significativas, como a conquista da tão sonhada casa própria. “Foi com muita dedicação que alcancei esse sonho. É algo que valorizo muito em minha trajetória”, celebra.
Com expectativa de faturar seu primeiro milhão até o final do ano, Otavio enxerga no mercado de franchising um cenário promissor para quem busca suporte e segurança no início de sua jornada empreendedora. Para o futuro, ele traça metas ambiciosas como a abertura de uma nova unidade a cada dois anos, consolidando-se como um multifranqueado e um empresário de destaque no setor.
A história de Otavio reflete a força e a visão empreendedora da Geração Z, que está pronta para transformar desafios em conquistas e inspirar uma nova geração de negócios no Brasil.