Prática comum no mercado norte-americano tornar-se multifranqueado é um grande desafio entre os empreendedores que buscam expandir ainda mais seu negócio, e principalmente, não têm medo de encarar novos obstáculos, mesmo já tendo alcançado o sucesso. Esse movimento vem mudando no Brasil e ganhando cada vez mais força entre as redes de franquias.
Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que mais de 74,5% das marcas já contam com multifranqueados.
Mas o que faz um empreendedor possuir mais de uma unidade de franquia que pode ser ou não da mesma marca?
Décio Marchi, diretor executivo da franquia Via Certa Educação Profissional, rede especializada em cursos profissionalizantes, conta que o sucesso do primeiro empreendimento, além do apoio da franqueadora desperta o desejo do franqueado em abrir novas operações. Até porque, é uma forma mais fácil de crescer em conjunto com uma marca reconhecida.
“Acreditamos que para crescer ainda mais dentro da operação como multifranqueado é necessário seguir à risca as determinações e as orientações da franqueadora em todas as etapas da operação. Estamos preparados para orientar os franqueados nos principais desafios do negócio, na forma correta para condução da operação, encontrando soluções e ideias de gerenciamento, que é o nosso principal papel entre franqueadora. E consequentemente mostrando o caminho para o sucesso, que claro, depende muito do empenho do franqueado”, diz.
É seguindo essa “cartilha” determinada pela franqueadora que a fez chegar a 56% dos franqueados com mais de uma operação da própria bandeira. Ao todo são dez multifranqueados que possuem no total de 28 franquias. A maioria deles traz a família para perto do negócio, como pai, mãe, irmão e primos. Isso também desperta o desejo desses familiares em abrirem o seu próprio negócio ao ver de perto o sucesso e realização profissional do seu parente.
Para alcançar essa margem, o diretor executivo da Via Cera revela que a rede conta com um sistema de gestão totalmente on-line e repleto de indicadores que possibilita entregar as informações confiáveis ao multifranqueado em tempo real. Isso acaba tornando determinante para que ele possa tomar as decisões rapidamente e fazer com que a sua equipe de colaboradores tenham a melhor performance possível.
Gerenciamento de tempo
Ao abrir um segundo empreendimento é necessário que o franqueado tenha consciência de que mesmo que a operação esteja se desenvolvendo muito bem, o acompanhamento presencial é essencial para o sucesso de todo negócio, já que as tarefas são dobradas, e assim, não deixar a primeira de lado.
“Para não perder a qualidade da gestão, incentivamos aos nossos franqueados em abrir novas operações próximas à franquia inicial, cidades num raio de até 100 quilômetros, são ideais para acompanhar melhor o seu desempenho. Uma vez que a franqueadora exige que o franqueado fique à frente dos negócios, não podendo terceirizar a gestão”, ressalta o executivo.
Entre os maiores benefícios de ter unidades próximas está em que o multifranqueado pode centralizar o comercial em uma única franquia e, assim, ter uma excelente performance em todas as suas unidades, rateando o custo do comercial e tendo maior rentabilidade. O mesmo poderá ser aplicado para a coordenação pedagógica, dependendo da distância entre as unidades.
Investir na mesma bandeira
A confiança e segurança obtida no primeiro negócio desperta o interesse do franqueado em investir na mesma bandeira para abertura do segundo empreendimento. Isso gera ganhos para ambos os lados, pois possibilita que esse franqueado consiga uma economia em grande escala, além do conhecimento já obtido no mercado.
“Para o franqueado que tem uma operação com boa performance, geralmente incentivamos a abertura de novas unidades com descontos progressivos nas futuras operações”, incentiva Marchi sobre abrir novos pontos.
Mas ele adverte: “Só abra a segunda franquia se a primeira estiver totalmente consolidada, sem gerar custos e variações. Nunca misture as contas, despesas ou receitas entre uma loja e outra. Tudo deve ser analisado e planejado!”, salienta.
Dificuldades a serem superadas
O empresário lista as quatro principais dificuldades no dia a dia do multifranqueado e como vencer cada uma delas:
· Estar presente: A principal dificuldade é a presença física em várias escolas no mesmo dia. Para isso, deve ser feito mais de um acompanhamento dos indicadores on-line estabelecidos com a franqueadora, e também criar uma agenda de visitas;
· Cronograma: Dificuldade de acompanhar e corrigir os processos de várias operações. Crie um cronograma semanal de reuniões on-line com a equipe. Veja os pontos em que a unidade está acertando e o que pode ser melhorado;
· Conferência: Se não pode estar presente diariamente fisicamente no negócio, então se faça presente. O acompanhamento deve ser feito on-line todos os dias, e de forma presencial uma vez na semana.
· Colaboradores: Entre as maiores dificuldades encontradas pelos franqueados está em criar uma equipe de colaboradores entrosados com o negócio em um curto período de tempo. Para isso, trace um planejamento, tanto de equipe, quanto dos processos que deve ser feito a médio e longo prazo.
“A principal importância de uma rede contar com multifranqueados é que ele é um indicador de satisfação para a marca por ter por ele os resultados esperados. Essa fidelização é importante para a rede porque facilita na gestão das franquias. Por serem mais experientes e com mais de uma unidade tendem a compreender e aplicar melhor as orientações da franqueadora, facilitando a operação das suas unidades e sendo vitrine de case de sucesso para novos investidores que buscam empreender no segmento”, finaliza o diretor executivo da Via Certa.