Antes de abrir seu próprio negócio, Fabiula Zanon e Adriano Tristão trabalharam por quase 10 anos na área de cursos e treinamentos e, mesmo quando não estavam no ramo, sempre mantiveram o desejo de ter o próprio negócio. O casal conheceu o Instituto Gourmet, maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia do Brasil, antes mesmo da marca ingressar no mercado de franchising.
“Adriano é amigo de longa data do Robson Fejoli, sócio fundador do Instituto Gourmet e já conhecia a trajetória profissional do mesmo. Como já trabalhávamos há 8 anos com cursos, achamos que esse empreendimento tinha nossa cara”, comenta Fabiula.
A empresária conta que no final de 2016, ela e o marido começaram a conversar sobre a possível aquisição de uma franquia, e, no início de 2017, conversaram com Lucilaine Lima e Robson sobre a marca. “O Instituto Gourmet possuía todos os pré-requisitos que procurávamos em um negócio e, após visitar a unidade de Serra (ES), acertamos os detalhes e fechamos o contrato”, comenta. O Instituto Gourmet iniciou no franchising em 2017 e a unidade do casal foi inaugurada em setembro do mesmo ano.
A empolgação e a confiança no modelo de negócio da marca era tanta que no dia da inauguração da unidade de Cachoeiro do Itapemirim (ES), o casal assinou o contrato da segunda unidade. “Sabíamos que o negócio seria um sucesso, eu amo trabalhar, ainda mais trabalhar com um proposito, uma missão que faz me sentir viva. Sempre me emociono com as histórias de transformações de vida que nossos alunos relatam”, pontua.
Hoje Fabiula e Adriano estão à frente de três unidades do Instituto Gourmet: Cachoeiro do Itapemirim, Vitória e Vila Velha, todas localizadas no estado do Espírito Santo. A empreendedora conta que já atendeu mais de 3.600 alunos desde a inauguração das unidades. “Hoje nossa média é de 200 alunos por unidade”. Somando os três empreendimentos, o casal fatura mensalmente R$250 mil, além de empregar uma média de 50 funcionários.
Como dica para quem deseja empreender, Fabiula aconselha que dialogar com outros empreendedores para que não haja dúvidas sobre o caminho a seguir. “Acredito que não podemos frear nossos sonhos. É importante estar cercados de boas pessoas e conversar com outros empreendedores, pois isso te dará combustível para entrar com tudo na jornada”, finaliza.
A rede
Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.
Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.
Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Select é necessário investir a partir de R$ 350mil, o faturamento médio é de R$ 90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 400 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.