A rede de microfranquia de limpeza a seco de veículos, KoalaCar, foi reformulada e voltou para o mercado com a opção de franquia e um investimento inicial a partir de R$ 4.990. Fundada pelo empreendedor Marco Lisboa em 2015, a marca além do baixo custo também conta com rápido retorno e consciência ambiental. O nome foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. Com o retorno para o franchising e a possibilidade do franqueado faturar mais através da venda dos produtos no e-commerce, a rede planeja faturar R$ 15 milhões em 2025.
Nascido e criado em berço de empreendedores, o paulistano cresceu observando o pai e o tio atuarem no setor automotivo, vendendo produtos para carros. Empreendedor desde os 18 anos, formou-se em comércio exterior e marketing, conciliando sua formação acadêmica com suas responsabilidades empresariais.
Em 2015, criou a KoalaCar e lançou então uma microfranquia de limpeza ecológica a seco e chegou a ter 50 unidades. No final de 2019 diante da saturação dos mercados em que atuava e, ao mesmo tempo, enfrentando um diagnóstico de saúde que exigiria mais atenção e cuidado, Marco decidiu recomprar todas as franquias e reformular o negócio. Ele planejava reestruturar e reorganizar o negócio de forma gradual, mas a pandemia de Covid-19 acelerou esse processo.
Com o fechamento temporário das operações, ele aproveitou a pausa para revisar estratégias e ajustar o modelo de maneira mais eficiente. Esse período desafiador permitiu que Marco fizesse uma reformulação em suas empresas, preparando-as para um relançamento com diferenciais competitivos e um retorno mais forte após a retomada das atividades. O executivo acaba de finalizar a reformatação da KoalaCar e o franqueado conta agora outros serviços além da limpeza ecológica do veículo, como o enceramento Wax, que cria uma película de proteção sobre a lataria, além de um serviço exclusivo da marca, de vitrificação de pintura, que cria proteção contra o desgaste da tinta do carro pelo tempo ou ocasionada por pequenos acidente, além de poder comercializar produtos no e-commerce da rede, aumentando assim, o ticket médio. São dois modelos de franquias, o modelo na mala, que possibilita o franqueado ir até o local do cliente e o modelo loja.
O CEO da rede comemora a retomada no franchising: “A decisão de voltar com a marca como franquia é um caminho estratégico e importante, permitindo que agora ela possa expandir de forma sustentável, através da oferta de serviços e das vendas dos produtos online. Estamos empolgados em dar aos nossos futuros franqueados a chance de crescer com uma marca consolidada, trazendo nosso modelo de negócios testado e aprovado. Além disso, o nosso grande diferencial continua sendo o uso de produtos sustentáveis, que contribuem para a proteção do meio ambiente e da expansão do segmento”, disse Marco Lisboa.