Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), apontou uma tendência forte e quem vêm crescendo no mundo: um número cada vez maior de mulheres estão, hoje, chefiando empresas e organizações. Os dados mostram que 52,4% do cargos de liderança dos novos negócios são ocupados por mulheres, o que significa dizer que mais da metade dos novos negócios são comandados por elas. Dos 42 países avaliados na pesquisa, o Brasil ficou em sétimo lugar, com 7,7 milhões de mulheres à frente de empresas.
Quando o assunto é franquia, então, a liderança feminina influencia inclusive nos resultados: um levantamento da Rizzo Franchise constatou que o faturamento de franquias operadas por mulheres é 34% maior do que nos negócios operados por homens. Atualmente, cerca de 65 mil mulheres comandam franquias no Brasil. Em 2012, eram pouco mais de 58 mil–, o que representa quase metade (48%) de todos os franqueados brasileiros.
A cada ano, o preconceito e o receio ficam de lado e as empresas apostam no perfil de liderança das mulheres, que se comparado aos homens, têm menos medo de arriscar. Algumas características femininas também impulsionam esse lado empreendedor, como a forte intuição e percepção detalhista que quando usada a favor do negócio consegue analisar rapidamente o cenário para saber com quem estão lidando. Mas é importante também não se levar pelo impulso e se aventurar em um negócio em que você não conhece.
Danyelle Van Straten, administradora e especialista em gestão de rede de franchising, recomenda que as mulheres invistam em capacitação, na autoconfiança e esqueçam o mito de ser “super”. “Acho que dar conta de tudo é um mito que supõe o inatingível equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mulheres não precisam dar conta de tudo, é impossível! É importante perceber isso, não sofrer e escolher o que você quer para sua vida. Se você quer ocupar um cargo de liderança, terá que abrir mão de outras coisas, simples assim. Mas tudo com equilíbrio!” comentou a sóciadiretora da Depyl Action – rede de franquia especializada em depilação formada por cerca de 2 mil mulheres – e que em 2014 assumiu a direção da ABF/MG (Associação Brasileira de Franchising).
Tatiana Maia, franqueada Depyl Action, comenta que entrar para a rede foi além da decisão de empreender “A marca essencialmente feminina apresenta proposta que vai muito além da estética, seus valores que preconizam o bem-estar, a saúde e feminilidade geram um identificação pelo que eu prezo e foram de extrema importância para meu primeiro passo como empreendedora.”.
A empresa desde sua fundação investe em treinamentos e desenvolvimento de funcionários, tanto para quem trabalha no escritório da franqueadora quanto para quem atende em cada uma das 92 franquias espalhadas pelo Brasil. Danyelle completa “Fazemos o investimento em treinamento e desenvolvimento por entender que é preciso o conhecimento do negócio e que o comprometimento é maior quando existe esse elo de troca de aprendizado entre as partes”.
Case de sucesso
Danyelle Van Straten nasceu praticamente dentro de um sonho, hoje chamado Depyl Action. Isto porque foi durante a sua infância em Balneário Camboriú/SC que ela aprendeu o verdadeiro sentido do trabalho, da liderança e do empreendedorismo.
Com 12 anos ela assistia o desejo de sua mãe em produzir uma fórmula de cera depilatória que fosse o mais natural possível. Dona Glaci, sua mãe, vislumbrou essa oportunidade de negócio depois de adquirir um salão de beleza e detectar que o mercado não oferecia produtos depilatórios de qualidade. Então, junto do avô que tinha muito conhecimento sobre a natureza, foram em busca da fórmula desejada. Depois de muitas tentativas, chegaram ao que queriam: um produto à base de mel, própolis, e resina de pinheiro. Inicialmente, elas vendiam o produto para pequenos salões de beleza mas, sem dinheiro para investir, com o dinheiro que recebiam elas preparam uma nova produção.
Assim, mesmo novinha, Danyelle participava de quase todas as etapas da produção: ajudava a preparar a cera, embalar e vender o produto. O sucesso começou pequeno, a cera de fórmula natural era vendida em farmácias, supermercados, salões e lojas especializadas em beleza. Mas, com o espírito dinâmico, Danyelle e sua mãe conquistavam novos clientes e avançavam no mercado tão concorrido de estética feminina.
Aos 14 anos Danyelle começou a viajar sozinha por todo país para participar de feiras e eventos de beleza para vender as caixinhas de cera. Na maioria das vezes, ela ia sem ter dinheiro para comer e muito menos onde dormir. O carro era seu hotel e a comida dependia da quantidade de cera que era vendida.
Juntas, mãe e filha lutaram muito, venceram vários desafios e aos poucos se tornaram empreendedoras. E sem saber, ou inconscientemente, sua mãe realizava sua sucessão não somente empresarial, mas de valores, transferindo para todos aqueles envolvidos na família sua paixão pelo negócio, o atendimento aos clientes e o carinho no preparo da cera.
Nessa época a depilação era apenas mais um serviço agregado aos salões de beleza convencionais e realizada em local improvisado, sem conforto e higiene. Assim, percebendo a necessidade de alinhar a qualidade da cera que produziam à singularidade dos serviços prestados surgiu, então, a ideia de criar um novo ambiente: um salão de beleza especializado em depilação.
Então, em 1996, sob a supervisão de Danylle e sua mãe, uma nova era da beleza começava através da primeira loja Depyl Action, instalada em Brasília. Por ser uma e conhecer a vaidade da mulher brasileira, a franquia nascia com uma proposta muito além da estética, mas com valores de bem-estar e feminilidade. De norte a Sul, o manifesto “seja mais Depyl” invadia o país.
Hoje, com 92 lojas em todo o país, além de duas na Venezuela, a Depyl Action ocupa o lugar de referência no segmento, sendo o único player nacional presente em praticamente todo Brasil a oferecer soluções integradas em depilação. Nos últimos anos além da depilação com cera, que representa a maior demanda, a Depyl Action implantou uma tecnologia mais duradoura: a fotodepilação, que é sucesso na Europa e está implantada em 30% das lojas marca. Outra percepção foi à crescente demanda do público masculino ao consumo de produtos e serviços do segmento de beleza. Visando alcançar este nicho de mercado foi lançada também a marca Depylmen, que oferece um serviço personalizado para o homem. Entre outras novidades, a marca agregou, ainda, uma linha de cosméticos para venda e o serviço de design de sobrancelhas.
“Acredito que de partilhar e trabalhar com a minha mãe, os seus sonhos passaram a fazer parte do meu sonho. E com isso todo aquele sentimento que ela tinha foi transferindo e desabrochando em mim. E não foi com grandes gestos que aprendi a amar o trabalho. Foi naquele dia que em ela chamou todos os meus amigos para ajudar a embalar a cera e como recompensa ganhamos um delicioso bolo de chocolate. Ou quando ela saía para trabalhar por dias nas feiras de beleza e não demonstrava que aquilo era um sacrifício, mas uma missão, algo muito especial e prazeroso. Por isso, hoje quando saio para trabalhar não digo para os meus filhos que tenho que ir, mas preferia ficar. Vou trabalhar porque tenho algo muito legal para fazer, assim como ir à escola ou brincar. Ensino aos meus filhos que sou feliz fazendo o que faço, mesmo nos dias de cansaço e estresse. Assim, ele aprende que seja lá o que for que ele escolha fazer, que ele primeiro faça a opção de escolher o amar ao trabalho e ser feliz. Afinal, paixão e inovação são fundamentais na construção do sucesso”.
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