Mulheres, as grandes empreendedoras do momento

As mulheres estão cada dia mais independentes e ousadas, inclusive no que diz respeito à abertura de empresas. Levantamentos sobre o perfil das mulheres empreendedoras explicam bem estas características e características como: a coragem para ousar investindo em setores tradicionalmente masculinos e no desempenho final de resultados, deixam clara a presença e força feminina no setor.

As franqueadas Monica Chiste Ianni Selhorst e Caroline Pinheiro Amorim, por exemplo, são exemplos deste perfil das novas mulheres empreendedoras. Ambas resolveram conquistar sua independência investindo na franquia Proclean, especializada em limpeza de pisos e pós-obras. 

Elas aproveitaram as oportunidades do setor de serviços e entraram em um mercado “naturalmente” composto em sua maioria por homens e, através do seu desempenho, se tornaram testemunhas e co-autoras do sucesso feminino no mercado de franquias.

“Me julgo uma empresária bem sucedida, porque diferente de muitas pessoas, eu abri uma franquia com pouco dinheiro e tudo que construí até hoje dentro da empresa foi com meu trabalho.”, afirmou Caroline.

Caroline é um dos exemplos de mulheres que se destacam com bons resultados em suas empresas, pois a recente pesquisa apontou que a presença feminina em cargos de liderança é capaz de fazer com que empresas se destaquem, tendo resultados finais 28% superiores às empresas que contam apenas com sócios homens.

Quando questionadas sobre os principais diferenciais femininos na gestão, Mônica apontou a versatilidade feminina como uma das principais razões do sucesso. “Nós [mulheres] cuidamos da casa, dos filhos, do trabalho, fazemos tudo ao mesmo tempo e damos conta do recado, além de termos sensibilidade para lidar com todas as situações.”, afirmou.

Para encarar desafios adicionais como o preconceito e a atuação em áreas tradicionalmente masculinas, é necessário que as mulheres invistam em capacitação, conhecimentos técnicos e em gestão.

De acordo com a franqueada Carolina, “Por mais que o mercado diga que o preconceito não existe, de certa forma ele existe. As pessoas se assustam quando eu, uma mulher nova, explico tecnicamente algumas questões, porem através de conhecimento passo credibilidade ao cliente que acaba confiando ainda mais no meu trabalho.

Franquias, excelentes oportunidades para empreendedoras

Para as futuras empreendedoras, uma dica valiosa é considerar a importância de estudo prévio do mercado a ser encarado. Por isto, considerar a abertura de uma franquia é uma das principais formas de iniciar com passos mais seguros.

“A franquia nos traz o nome, a credibilidade e infraestrutura e o setor de serviços é sempre carente de bons profissionais, que sejam minuciosos na execução do trabalho. Sem dúvida é um setor em crescimento, mesmo com a economia instável do momento.”, indicou Monica, que antes de optar pela franquia Proclean, trabalhou como consultora de vendas por 12 anos.

Mesmo não anulando por completo os riscos da abertura de um negócio próprio, as franquias são melhores opções para evitar erros e iniciar atividades tendo um suporte e conhecimento especiais. 

Para manter o excelente desempenho feminino na gestão, apontado pela pesquisa, também é preciso determinação e força. “Nós mulheres temos um potencial e um gênio que nem nós mesmas conhecemos e isso atrelado ao apoio, know-how e expertise de uma franquia e a combinação perfeita para o sucesso.”, aconselhou Caroline.

Para saber mais sobre a franquia Proclean, acesse aqui. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!