São mais de 42 anos de altas ondas onde a Mormaii segue surfando na liderança de inovações e expansão em diversos setores.
Os produtos da Mormaii são comercializados, atualmente, em 25 mil pontos de vendas, estabelecidas em franquias, revendas e lojas multimarca. Nos últimos anos a empresa iniciou seu engajamento no mundo digital, marcando presença nos maiores marketplaces nacionais e internacionais, como Netshoes, B2W, Dafti, Amazon e Magalu, fazendo com que a maior parte dos pontos físicos se transformasse em centros de distribuição regionais, modernizando a estratégia de vendas da marca.
Atualmente, 95% das 54 operações da Mormaii estão distribuídas em shoppings, lojas de rua e aeroportos, além de Store in Store. As vendas online representavam 25% do faturamento total das franquias da marca, antes da pandemia. No segundo semestre de 2020, esse índice subiu para 40% das lojas e a representatividade geral foi de 60% no faturamento da marca. No segundo semestre de 2021 o online representou 32,5% das vendas, o crescimento das vendas total da rede no acumulado está 26,68% (2020 x 2021). Para esse ano, 2022, a marca pretende seguir de forma positiva, projetando um crescimento de 23%.
Eduardo Nedeff, CEO da Mormaii, explica que a transformação para o varejo digital se deu quando a marca percebeu que o número das vendas não estava diminuindo, apenas migrando de canal. Mesmo assim, a princípio, eles decidiram não centralizar a estratégia apenas em canais online, mas integrar o sistema das franquias e revendas no site da própria empresa e posteriormente com os marketplaces. Essa migração foi feita entre 2018 e 2019. “Atualmente os produtos não são entregues pelo centro de distribuição. Transferimos para a loja mais próxima fazer a entrega para o consumidor.”, afirma Nedeff.
Diante desse novo cenário a Mormaii inovou mais uma vez e entre 2019 e 2020 inaugurou treze unidades de estoque localizados estrategicamente, com o lançamento da Doca Omni Store – pequenos galpões geolocalizados que atendem apenas pedidos feitos pela internet. Atualmente, existem quatorze unidades do modelo localizados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Pará e Mato Grosso.
Um dos segmentos mais emergentes da Mormaii é a operação de franquias. Em 2021 a marca fechou com o número de 50 franquias entre inauguradas, em operação e negociadas. Somando Doca Omnistore, Quiosque, loja + 45 unidades Studio Fitness, o total vai para 95 operações.
A estratégia de expansão em espiral, ou seja, crescer gradativamente e de forma sustentável, onde basicamente, se traça uma linha em espiral a partir matriz e então para localidades mais distantes. Um crescimento gradual que oferece como principal benefício, o fortalecimento da marca. Nesse novo plano de aberturas, a Mormaii está com um posicionamento único de franquia de esportes livres. Ou seja, atualmente entra no mercado explorando um mix de equipamentos e acessórios esportivos extremamente abrangente para uma marca própria, como corrida, natação, ciclismo, triathlon, skate, surf, beach tennis entre outros esportes ao ar livre, com DNA do surf estampada na linha de vestuário.
Esse formato, e o fato de a marca ter mais de cinco mil itens para diferentes práticas esportivas, proporciona condições únicas de expansão em diversos estados, pois atende a necessidade e principalmente as características de cada localidade. Sendo assim, é possível fazer um estado de geo localização e ajustar o mix de produtos para cada região. Além disso, com o crescimento da prática esportiva aliada ao bem estar e saúde, aumenta a procura de pessoas dispostas a investir em um negócio que atenda essa demanda do mercado, tornando o modelo de negócio muito atrativo.
A expectativa de faturamento para as franquias em 2022 está pautada em 23% de crescimento, de 2020 a 2021 o montante chegou a 44%. O faturamento de vendas das franquias nas vendas físicas e online para 2022 tem expectativa de crescimento de 38% em relação a 2021.
“Hoje temos como foco principal a abertura de franquias omnicanal, seja loja ou quiosque, proporcionando a experiência de compra física ou a opção pela rapidez e agilidade na entrega online, na chamada última milha do e-commerce.”, afirma Fábio Varpechowski gerente de expansão e franquias.
“Queremos chegar a 200 franquias omnistore até 2025, fortalecer a marca no franchising nacional, gerar cada vez mais convergência de canal, e fazer com que o nosso cliente esteja cada vez mais integrando com o universo de produtos Mormaii, colocando o consumidor como o centro de tudo.”, conclui Varpechowski.
O franqueado Mormaii omnistore atua na venda omnicanal, entregando produtos em diversos estados do Brasil, recebe os pedidos de qualquer um dos canais digitais da Mormaii, seja própria plataforma ou via marketplace. O próprio empreendedor é responsável por atualizar o inventário da unidade no sistema, além de repor o estoque. Caso não haja o produto selecionado, o pedido é automaticamente direcionado para outro ponto de venda mais próximo e que tenha a disponibilidade do produto.