A Morana, maior rede de franquias especializada em acessórios femininos, recebe pela quarta vez, o Certificado de Franquia Internacional ABF, na categoria Sênior. A chancela é concedida pelo Franchising Brasil – programa de internacionalização da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A patente é um reconhecimento às redes brasileiras que fincaram sua bandeira nos principais mercados do exterior. O Certificado de Franquia Internacional está dividido entre as categorias Pleno, Sênior, Máster e Mega. A segmentação das redes inscritas é realizada com base no número de unidades e os países em que as redes operam. Em 2022, a ABF contabilizou 183 redes operando em 114 países, oito a mais do que em 2021.
Com duas décadas de existência, a Morana conta com cerca de 300 lojas espalhadas pelo Brasil, e neste Natal vai inaugurar sua primeira operação na Guatemala por meio do modelo de Master Franqueado. A marca, também conta com projetos de expansão nos Estados Unidos e Portugal, por intermédio de canais digitais e B2C.