A Morana – rede de franquias de acessórios femininos – divulgou o balanço do ano de 2022, o qual apontou um faturamento de R$277 milhões, atingindo um crescimento de 44% em relação ao ano anterior. Com a abertura de 20 novas lojas, incluindo a recém inaugurada unidade da Guatemala, a Morana encerrou o ano com 287 lojas.
De acordo com Danilo Assumpção, CEO da Morana, a meta prevista no início do ano foi superada devido à junção de dois fatores importantes: momento de consumo favorável ao produto, como retorno das festas, encontros, retomada da jornada de trabalho presencial/híbrida, junto com diversas melhorias realizadas ‘da porta para dentro’ da marca, como legado positivo acelerado pelo cenário pandêmico. “Como se viesse uma grande onda e estávamos preparados para surfar. No Natal, principalmente, como uma marca presenteável conseguimos manter nossos preços competitivos, aliado a segurança, status e qualidade da marca, nos tornamos ainda mais destino para os presentes de fim de ano, em todos os níveis de afetividade”.
Para 2023, Assumpção estima um crescimento mais cauteloso. “Nosso desafio será o de sustentar o topo. Em alguns meses de 2022, sabemos que tivemos picos de demanda reprimida devido ao legado pandêmico, o que nos deu esse vultoso faturamento. Porém, este ano, é preciso muita cautela para estabelecer uma meta, pois o cenário político e econômico pode mexer com o humor dos investidores para a abertura de novas lojas”, declara.
A Morana é um dos cases de maior sucesso do franchising brasileiro. Filiada à ABF (Associação Brasileira de Franchising), a empresa, fundada pelo empresário Jae Ho Lee, no ano de 2002, foi formatada para atuar no setor de franquias e, desde então, não para de crescer.
Com três modelos de negócios: Loja Tradicional, Morana Light e Quiosque, a franqueadora fornece aos franqueados todo suporte necessário, incluindo busca de ponto comercial, estoque inicial, padronização do imóvel e todas as ferramentas de gestão necessárias ao negócio.