Em julho de 2022, mês em que completou 20 anos, a Morana, rede de franquias especializada em acessórios femininos, alcançou um crescimento de 47% no faturamento frente a julho de 2019, período pré-pandemia. No segundo trimestre do ano, a marca registrou um crescimento de 27% na comparação com o mesmo período de 2019, chegando a uma receita recorde para o período de R$59.978 milhões. Com isso, a expectativa da Morana é encerrar o ano de 2022 com faturamento de mais de R$260 milhões e crescimento de 10% frente a 2019.
Com duas décadas de vida, a rede comemora outros indicadores bastante positivos. Hoje, menos de 3% das lojas Morana estão em fase de repasse, enquanto a média de mercado fica em torno de 7%. Mais de 60% das novas lojas vendidas são para quem já é franqueado da rede – mais um indicador de que a marca tem uma rede de franqueados satisfeita. Cerca de 40% deles, aliás, tem mais de uma loja Morana. Outro dado, mostrando que as operações de franquia da Morana são saudáveis financeiramente, é de que cerca de 48% dos franqueados compram os produtos da franqueadora à vista.
“Vemos esses indicadores como muito saudáveis, e são resultado de um programa de expansão extremamente responsável. Aliás, a empresa como um todo é responsável nesse sentido, desde a área comercial até o financeiro. Por exemplo, o comercial não pode acelerar as vendas a qualquer custo para não comprometer a inadimplência do franqueado”, explica Jae Ho Lee, fundador do Grupo Ornatus, que, além da Morana, tem sob seu guarda-chuva a marca Balonè Fashion Bijoux.
Fundada em 2002 e com quase 300 lojas em operação distribuídas pelo Brasil, a Morana ganhou mercado junto com a ascensão da mulher no ambiente de trabalho.
“Criamos uma marca de acessórios femininos dentro do mercado brasileiro para a mulher executiva. Era algo que não existia e, ainda hoje, não há uma rede com marca tão forte como a nossa dentro deste segmento”, declara Lee.
Ao longo dos últimos 20 anos, muita inovação aconteceu para que as franquias da rede continuassem competitivas e financeiramente saudáveis no mercado brasileiro.
Todos os produtos solicitados pelo franqueado, por exemplo, são à pronta entrega – um diferencial no setor de moda.
“A predisposição do risco é do franqueador, que conhece melhor o setor do que o franqueado. Nós somos a autoridade no tema e nós temos que puxar essa responsabilidade. Sabemos o que cada loja precisa em termos de mix e fazemos as compras centralizadas, prevendo as necessidades da rede, enquanto o franqueado foca no operacional da sua unidade. Além disso, a Morana trabalha com uma linha clássica e atemporal. Isso é importante para o franqueado, que não tem que fazer liquidação para acabar com o estoque”, explica Lee.
O investimento inicial para abrir uma franquia Morana gira em torno de R$345 mil e a metragem ideal para uma loja é de 30 m², podendo haver uma variação de 20 m² a 40 m². A equipe também é enxuta, sendo necessários até cinco funcionários. A marca trabalha também com dois outros modelos de negócio, a Morana Light, indicada para cidades com população entre 70 mil e 200 mil habitantes. O custo de investimento inicial é cerca de 25% mais baixo que uma loja padrão e fica a partir de R$255 mil. E o modelo Quiosque que tem investimento inicial em torno de R$143 mil.
Atualmente, um dos maiores desafios do varejo é levar o consumidor até a loja. Para isso, a Morana investe fortemente em marketing digital e na capacitação da sua rede de franqueados para que eles saibam fazer uso das ferramentas digitais.
“Temos um viés forte de campanhas com influenciadores, um calendário todo traçado até 2023 e nossos franqueados já sabem quando devem comprar determinados produtos para atender à divulgação das influenciadoras. Assim, quando a ação entra no Instagram oficial da Morana, cada franqueado trabalha a divulgação no Instagram da sua unidade e tem o produto em loja”, comenta Jae Lee.
Para que isso aconteça de forma organizada e eficiente, a rede capacitou os franqueados para essa jornada digital, entendendo que esse é o acelerador de fluxo da loja. Implementada em 2021, e acelerada em 2022, a nova estratégia digital da rede é uma das responsáveis pelos bons resultados alcançados pela Morana ao longo deste ano.
“Hoje, temos loja de franqueados com mais de 7 mil seguidores no Instagram e temos um exército de quase 300 lojas postando os novos produtos. Isso vai gerando desejo nas clientes, de ter a novidade, chancelada por uma influenciadora da marca. Temos feito o digital realmente virar dinheiro”, conclui Jae Ho Lee.