A escolha do local onde irá abrir o seu negócio é um dos pontos cruciais na hora do planejamento. Isso porque, é um dos fatores que mais impactam na gestão e gastos ao longo da jornada como empreendedor. Dependendo do local escolhido, ele pode afetar diretamente na segurança, no marketing e até mesmo na visibilidade do negócio.
Para quem deseja investir em uma loja física, principalmente varejo, uma das maiores dúvidas é saber se vale a pena abrir uma loja de rua ou uma loja em shopping center. A decisão depende de muitas possibilidades e necessidades do franqueado e das condições que a franqueadora oferece.
Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontou que no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período que o ano anterior, as operações de franquias com o modelo de lojas de rua passaram de 52,0% para 54,2%. As operações em shopping centers continuaram na segunda posição, com uma redução de 22,2% para 19,8%.
Setor óptico
Para quem investe no setor óptico, principalmente em vendas de óculos de grau ou de sol, a dúvida é a mesma sobre a escolha do melhor local. Para o diretor executivo do Instituto Visão Solidária (IVS) – rede de setor óptico – Tony Cozendey, as lojas de rua costumam ser bem avaliadas e trazem bons resultados nas vendas. Enquanto os shoppings centers precisam ser espaços com foco em grande fluxo de pessoas e com público B, C e D.
No caso do IVS, todas as operações ativas da rede estão localizadas em lojas de rua, pois o empresário acredita que as regiões de comércio de rua são importantes para as óticas, principalmente quando se tem competividade no preço das peças, que é o caso da marca IVS, que deseja estar perto do consumidor.
Entre os benefícios de escolher uma loja de rua é que, por ser um comércio mais tradicional, o empresário poderá trabalhar com variedades de produtos e preços menores, pois não irá ter que arcar com custos de aluguéis altos, além de ser possível personalizar sua loja de uma maneira mais criativa, diferente de shopping centers, que possui regras um pouco mais rígidas.
Outra vantagem é que as lojas de rua possuem muito mais visibilidade, o que poderá atrair clientes que passam no local frequentemente. Sendo também, mais fácil atrair clientes que moram próximo do local e preferem um atendimento mais personalizado.
Como escolher o lugar
O diretor executivo do Instituto Visão Solidária (IVS), Tony Cozendey, enfatiza que a escolha do local deve ser avaliada com muita cautela, mesmo ambas as localidades oferecendo pontos positivos. O empresário listou algumas diferenças que acreditam ser fundamentais e que podem impactar o seu negócio ao abrir uma loja de rua:
- Fidelização: possibilita estar com um relacionamento mais próximo com o cliente, o que gera fidelidade;
- Colaboradores: menor rotatividade entre a equipe de funcionários;
- Estacionamento: a loja de rua dependendo da localização há dificuldade de estacionamento, principalmente em locais que não há estacionamento exclusivo ao cliente;
- Atendimento: liberdade de fazer os próprios horários, tanto na abertura como fechamento da empresa;
- Marketing: liberdade para criar ações e estratégias de marketing;
- Movimento: o fluxo de pessoas é menor.
“Um dos grandes motivos da falência das redes de franquias é devido à má escolha do ponto comercial. Por isso, incentivamos o franqueado a visitar o local antes de fechar acordo. No caso de shopping é possível analisar o corredor que há o box disponível; fluxo de clientes; concorrentes, para somente após tomar a melhor decisão do espaço. Claro, que o resultado do empreendimento também depende muito da dedicação do franqueado. No caso da franquia IVS fazemos um estudo de local (geolocalização) para ajudar esse franqueado a encontrar o melhor ponto comercial”, ressalta Cozendey.
O primeiro passo é um dos mais importantes para a escolha do local ideal, é entender o modelo de negócio da franqueadora, incluindo o perfil do público e o tipo de mercadoria comercializada. Em seguida, entender qual é o seu tipo de empreendedor também o ajudará a decidir a melhor localização e, claro, além de entender qual o orçamento financeiro disponível, pois, entre lojas de rua e lojas de shopping centers, há uma diferença de preço significativa.
A premissa para escolha é básica: o melhor local é aquele que há um fluxo de pessoas com potencial interesse e poder de compra daquilo que você oferece.
Investimento
O Instituto Visão Solidária nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações. Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física.
O negócio é ideal para espaços acima de 30 metros quadrados. Para loja de rua, o investimento inicial é de R$190 mil (já incluso a taxa de franquia, capital de giro e instalação da operação). O faturamento bruto médio mensal fica entre R$70 mil a R$200 mil, com 20% a 30% do lucro líquido, e retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.
“A vantagem de abrir negócios enxutos é a possibilidade de um investimento menor, afinal quanto maior o espaço maior serão os gastos de instalação, além de impactar o valor do aluguel”, enfatiza o empresário.
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto que os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.
“Não basta apenas escolher o local por ser uma área de maior fluxo de pessoas. No caso das óticas é necessário entender se ali está o seu público. Se quem passa por aquele local poderá se interessar pelo seu produto. Se a resposta for sim, você está no caminho certo! Daí a necessidade e importância de conhecer a área para abertura da loja. O local perfeito é aquele que pode ser bom para o franqueado e para o cliente. Falta de paciência para fazer essa análise pode resultar em escolhas erradas”, finaliza Tony Cozendey, diretor executivo da franquia Instituto Visão Solidária.