Fundada em 1995 por Henri Stad, a Aramis tem como propósito transformar o varejo impactando positivamente a vida das pessoas. Atualmente é uma das maiores do segmento de moda masculina e, desde 2014, é liderada por Richard Stad, com quem conversamos. Possui 89 lojas em todo o Brasil, entre lojas próprias e franquias, além da presença em outlets, e-commerce e nas principais multimarcas do país.
Fale um pouco sobre a marca, os propósitos e os diferenciais para quem quer investir:
A Aramis é uma marca de moda masculina que tem como propósito transformar o varejo e impactar positivamente a vida das pessoas. Ao longo dos anos, construímos uma cultura onde nossos colaboradores possam trabalhar com foco nesse propósito, alinhadas com os valores e objetivos da empresa, sem deixar de lado seu crescimento pessoal, profissional e humano. Acreditamos em uma grande comunidade dentro da Aramis, onde todos os colaboradores estejam conectados, construindo relações verdadeiras e de longo prazo. E quando falamos de diferenciais, nossa proposta de moda masculina é ousada, moderna e sofisticada. Nossos clientes fazem da roupa, uma ferramenta de expressão. Além disso, por ser uma marca de lifestyle, estamos com nossos clientes em todos os momentos da vida contemporânea desse homem moderno.
Falando um pouco do mercado de moda, os homens estão comprando mais roupas ou o público feminino ainda gasta mais com vestuário?
Segundo dados divulgados pela Fiesp em 2018, as vendas no varejo de vestuário somaram R$ 220 bilhões em 2017, 9% mais que em 2016, com 6,2 bilhões de peças (8,1% mais que no ano anterior). Com esses dados podemos perceber que, mesmo com a crise econômica, o brasileiro continua gastando com roupas. Ao longo dos anos, notamos que os homens estão cada vez mais antenados, ou seja, assim como as mulheres, também se interessam por moda, beleza e bem estar de modo geral, além de valorizar bons serviços e experiências. Aramis oferece uma experiência de compra entendendo o que nosso cliente valoriza. Ajustes personalizados com os nossos alfaiates, café Nespresso, bebidas, entrega de novidades na casa do cliente – esses são alguns dos nossos serviços.
Para nós, é importante que o franqueado tenha seus princípios e valores alinhados aos da companhia. Queremos franqueados de todos os tipos, pois acreditamos que visões diferentes ajudam no crescimento e na resolução de problemas da empresa, além de terem um olhar inquieto, e que busquem sempre a evolução da marca Aramis.
Qual o perfil do consumidor e quais as praças preferenciais para expansão?
Produzimos coleções para homens de todas as idades e que se identificam com o lifestyle da marca. Temos linhas com peças sociais, casuais, jeanswear, business que podem acompanhar perfeitamente nosso consumidor em diversas ocasiões do seu dia. Devido ao tamanho do nosso país, há ainda muito espaço para ser explorado.
A marca possui modelos de loja de rua ou apenas shopping?
Possuímos modelos de loja tanto de rua quanto de shopping, além de estarmos presentes em multimarcas e e-commerce. Estamos presentes com lojas nos dois formatos, e em um futuro próximo, queremos transformar algumas lojas em um grande espaço de convivência, e contar com parceiros como barbearia, por exemplo, dentro desse ambiente. Já estamos no processo de entender em quais lojas essa mudança é viável.
Qual o valor do investimento inicial e qual o retorno para o investidor?
A taxa de franquia é de R$60 mil reais. Projeto e sistemas de gestão custam R$ 50 mil (projeto arquitetônico, suporte na montagem, 1º layout de vitrine, licença de software de gestão. Já o capital de giro começa em R$ 350 mil e estoque inicial também de R$350 mil reais. O metro quadrado custa aproximadamente R$ 5 mil. O retorno ao franqueado acontece, em média, a partir de 36 meses, sendo a taxa de retorno líquido de 12% à 15% para lojas de shoppings, e 20% para lojas de rua. A média de faturamento mensal é de R$200 mil.
A marca oferece treinamento ao franqueado? Há algum custo?
Sim, nós oferecemos. Não existe nenhum custo, uma vez que o treinamento faz parte das facilidades e serviços diferenciados que a nossa marca oferece. O franqueado conta também com assistência inicial à operação da franquia, apoio no marketing local, consultorias de campo efetivas, entre outras facilidades e serviços. Além desse treinamento, nosso time de supervisão faz um acompanhamento muito próximo às lojas, olhando relações comerciais, com foco nas pessoas. Esse nosso diferencial estimula o desenvolvimento do time e proporciona autoconhecimento aos funcionários, gerando relacionamentos verdadeiros, o que traz resultados positivos, qualitativos e quantitativos. Isso tudo impacta no nosso consumidor final, fazendo com que ele não sinta diferença no atendimento da loja própria ou na franquia.
Para quem não tem experiência no setor de vestuário, a marca dá algum suporte quanto à treinamento de equipe de vendedores, compra de estoque e outras rotinas importantes, como arrumar vitrine?
Sim. Conforme citado na resposta anterior, nós oferecemos treinamento e acompanhamento próximo aos franqueados e colaboradores da loja. Compartilhamos com a franquia todo o nosso know how de lojas próprias, auxílio na análise e escolha do ponto comercial, assistência inicial à operação da franquia, entre outros.