Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou mais de 150 bilhões de reais em 2016. Entre os nichos que registraram melhor desempenho, estão aqueles relacionados à alimentação, com crescimento de 8%. Dentro deste setor, o Mister Sheik, uma das maiores redes de culinária árabe do país, retoma sua expansão, com modelo de gestão atualizado, novo formato de negócio e novidades no cardápio. A empresa calcula a abertura de dez novas unidades em 2017. Dentre as regiões de interesse, se destacam os estados de São Paulo e Minas Gerais.
“Transformamos alguns processos de gestão, facilitando o dia a dia do franqueado. A marca já está consolidada e na memória de muitos brasileiros, vamos agora abrir novas lojas, facilitando o acesso destas pessoas à rede e conquistando o paladar de novos clientes. A região sudeste soma mais de 100pontos estratégicos para a abertura de unidades”, comenta Renata Gomes, diretora do Mister Sheik, sobre a retomada no plano de expansão.
Fundado em 1991, o grupo Mister Sheik é um dos precursores do conceito de fast food no Brasil. Desde sua fundação, a proposta da rede é trazer comida árabe de qualidade com um toque brasileiro para a população, atingindo principalmente as classes C e D. Com novo modelo de negócio, dentro de um container, a rede apresenta mais uma opção para o investidor. Com R$200 mil é possível adquirir uma unidade do Mister Sheik nesse formato.
“O modelo requer um investimento menor, e o container ajuda na questão do espaço. Consigo colocar um container como uma loja de rua, sem a necessidade de toda a infraestrutura daquela modalidade”, explica Renata, sobre o novo formato, que já vem inclusive com o maquinário necessário para produzir o lançamento da rede, o Shawarma.
O shawarma é um lanche constituído por um pão sírio com recheio de carne, picles, salada, molho tahine e batata frita. A carne é preparada em maquinas como as de churrasco grego. Em um espeto são colocados vários pedaços de bife, de onde são retiradas lascas para produzir o lanche.
“Nossos produtos são cuidadosamente selecionados. O preparo de bifes no espeto, além de precisar de pouco espaço para assar, deixa a carne mais saborosa, pois acentua o tempero. O Shawarma é uma excelente opção para comercialização, é prático para preparar e vale por uma refeição completa”, conta Renata.
Atualmente a rede conta com 23 lojas e trabalha com diferentes modelos de estabelecimentos, que vão desde os tradicionais restaurantes até formatos mais inovadores, como os containers.