Para construir um ambiente de trabalho mais diverso, que dispõe de mecanismos para promover o bem-estar dos colaboradores, as grandes empresas passaram a investir em novos serviços para viabilizar a qualidade de vida de quem integra as equipes corporativas, principalmente com a retomada das atividades presenciais. Um estudo divulgado pelo Catho, site brasileiro de vagas de empregos, revela que 61% das empresas do país pretendem retomar o trabalho presencial em 2024.
Esse cenário fomenta a busca dos contratantes para criar espaços de conveniência e praticidade para os trabalhadores, como a disponibilização de minimercados autônomos nos ambientes corporativos. Nesta perspectiva, a Minha Quitandinha, startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo, investe no segmento para ampliar as possibilidades nestes ambientes. A rede, que possui convênio firmado com MetrôRio, responsável pela administração da operação do sistema metroviário do Rio de Janeiro, vê o sucesso deste tipo de loja. Na concessionária, a rede opera duas unidades, 24h por dia, para atender mais de 2 mil colaboradores da empresa.
De acordo com Douglas Pena, CRO da Minha Quitandinha, esse formato de loja fortalece a relação entre empresa e funcionário, além de ser uma oportunidade para gerar parcerias com novos empreendedores. “Entendemos a entrada dos minimercados no ambiente corporativo como uma maneira de oferecer comodidade para a rotina deles, assim, essas unidades funcionam como uma espécie de espaço de descompressão, em que o time de colaboradores pode encontrar um mix diversificado e personalizado de produtos, seja snacks, itens de higiene pessoal, alimentos para o consumo externo ao ambiente, alinhado a experiência e praticidade do autoatendimento”, compartilha.
Além das operações em ambientes corporativos, Pena reforça que o modelo de loja autônoma também pode ser implementado em outros tipos de prédios, como centros logísticos, prédios comerciais e até mesmo em complexos hospitalares. “Esse formato de minimercado é um compatível para quem deseja trabalhar com produtos com alta rotatividade, para atender um fluxo constante de usuários que buscam a unidade para pausas na rotina empresarial e uma boa oferta de itens para a rotina dentro e fora do trabalho”.
Este ano, a Minha Quitandinha articula essa expansão em empresas, com a intenção de firmar essas parcerias com grandes corporações, para aumentar a presença da rede nestes espaços e também oferecer mais praticidade para os trabalhadores. “A instalação desses minimercados proporcionam uma variedade de benefícios para os consumidores e empregadores, principalmente porque é possível elevar o bem-estar da equipe, melhorar o clima organizacional, e, consequentemente, aumentar a retenção de talentos, com um simples gesto de contribuir com a praticidade no dia a dia”, finaliza.